Diante de uma avaliação positiva por parte dos alunos, o Instituto Roberto Pirovano Zanatta busca, em 2015, aumentar o número de oficinas culturais e educativas que oferece, de forma gratuita, no Quiosque da Leitura. Além de dar continuidade ao projeto Leitura no Caminho e às oficinas de xadrez, teatro e violão, a proposta do Instituto é de criar cinco novas oficinas durante o ano.
O projeto que será desenvolvido durante o ano e que busca aumentar o número de atividades promovidas pelo Instituto surgiu a partir do resultado de uma pesquisa feita com alunos e pais, no final do ano passado: os dados compilados, apontaram que 100% dos participantes consideraram as aulas estimulantes ao aprendizado, à atenção e aos bons valores. Além disso, cerca de 65% dos alunos definiram o aprendizado como muito bom e 35% como bom. “Estes resultados nos indicam que estamos no caminho certo. A satisfação dos participantes em relação às nossas atividades é um grande estímulo para fazermos mais, sempre buscando o melhor para todos os envolvidos. Nossa intenção principal é promover a educação e a cultura, que são fundamentais na vida de todos os cidadãos”, comenta a coordenadora do Instituto, Raquel Pirovano.
Ainda em 2014, além das crianças e jovens, professores da rede municipal também foram beneficiados com as atividades gratuitas promovidas pelo Instituto. Através de uma parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, os professores participaram da Oficina de Ludicidade durante quatro meses com o objetivo de aliar o processo de aprendizado a jogos educativos. “Queremos que estas oficinas continuem e tragam novas possiblidades, onde as crianças envolvem-se em um processo pedagógico na área artística ou do jogo, em um espaço cultural. No Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, as crianças e jovens só tem a ganhar. Eles respiram cultura”, comentou a coordenadora municipal do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, Suzana Salles.