OPINIÃO

Não tão amigos assim!

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A falta de atenção à qualidade dos produtos e alguns escolhidos apenas em função de seu valor calórico também pode prejudicar a alimentação saudável.



Granola: Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura.100 g de granola têm 421 calorias. O recomendado por dia é 25 gramas. Prefira comer no café da manhã para ganhar mais disposição.



Molhos : Alguns molhos, em especial os industrializados, levam ingredientes calóricos como óleos, queijos e creme de leite. A costumeira saladinha pode ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, também uma opção mais saudável. Então o ideal é temperar com alho, limão, vinagre e uma colher de chá de azeite extravirgem.



Açaí: A fruta da região amazônica faz sucesso. Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas.



Sushi: É um dos alimentos da culinária japonesa. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes com as versões fritas. O sushi tem entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que se come muitos de uma vez só. Além disso, tem o molho Shoyo que tem muito sódio.



Hambúrguer: Os industrializados, mesmo os de carne magra, como peito de peru e frango, são compostos de pedaços gordurosos, pois não entram as partes nobres em seu preparo. Outro inimigo é o sódio, que atinge quase 490 miligramas por porção, cerca de um quarto da quantidade ideal para se ingerir em um dia. Ainda são acrescentados estabilizantes e realçador de sabor, que costumam ter níveis altíssimos do mineral. A solução: Faça o próprio hambúrguer comprando carne moída de alcatra e peito de frango.

Refrigerantes: As versões comuns são ricas em açúcar, portanto cheia de calorias e conservantes. Não trazem benefícios à saúde, não tem vitaminas e minerais. Já os refrigerantes diet/zero, apesar de praticamente não ter calorias, é rico em corantes, cafeína nas opções a base de noz de cola, conservantes e SÓDIO, que causa retenção de líquidos. É o tipo de alimento que chamamos de calorias vazias, ou seja, não oferece nenhum nutriente e, portanto nenhum benefício.

Gostou? Compartilhe