Mato gera reclamação em vários pontos da cidade

Prefeitura de Passo Fundo atua com três equipes e a prioridade são os locais com maior fluxo de pessoas

Por
· 1 min de leitura
Mato de terrenos baldios gera reclamação no bairro Jerônimo CoelhoMato de terrenos baldios gera reclamação no bairro Jerônimo Coelho
Mato de terrenos baldios gera reclamação no bairro Jerônimo Coelho
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O clima das últimas semanas é propício para o crescimento rápido da vegetação e dificulta ainda mais o serviço de limpeza para a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais, que é responsável pela manutenção das áreas públicas do município. Um dos problemas também é a falta de limpeza nos terrenos baldios particulares, que deve ser executada pelos proprietários. O mato é sinônimo de bichos, sujeira e esconderijo para ladrões. Por isso, é uma das principais reclamações da população.

Roça de um lado, cresce no outro, e assim sucessivamente. A manutenção das centenas de áreas públicas do município é uma tarefa quase que impossível para as três equipes de roçadores da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais. De acordo com o secretário adjunto, Nharam  Carvalho, uma equipe grande está concentrada na área central e outras duas estão sendo completadas nesta semana para a manutenção da limpeza nos bairros. “A equipe foi reforçada e o resultado será percebido só daqui uns 10 a 15 dias, quando colocarmos em dia a demanda atrasada, em virtude de período de férias de funcionários e do clima que está contribuindo para o crescimento rápido da vegetação”, explicou Carvalho.

Há algumas semanas, a reclamação de mato na cidade é uma das principais publicações do Coluna dos Bairros do Jornal O Nacional, publicada todas as terças-feiras. “Sou moradora de Passo Fundo a minha vida toda e confesso que nunca vi a cidade tão abandonada. Onde está a fiscalização, a vigilância sanitária e os responsáveis pela cidade, pois esse abandono está causando a infestação de ratos e outros insetos, inclusive o risco de dengue. Infelizmente, hoje abro a janela da minha caso e me deparo com essa visão: matagal e lixo”, disse a moradora da Vera Cruz, Fabiana da Roza Mello.

Carvalho justifica que o trabalho da Secretaria é intenso, já que são centenas de áreas públicas para manter. A prioridade no momento são locais de maior circulação de pessoas. “Temos todos os bairros, Cais, escolas, praças, canteiros. Sabemos que não podemos deixar os bairros de lado, mas infelizmente temos que dar prioridade para os locais com maior fluxo de pessoas, que são as praças centrais, canteiros das avenidas e trevos. Estamos montando duas equipes compostas por três roçadores e três rasteladores que começarão atuar nos bairros. Hoje devemos completar esta equipe”, informou o secretário adjunto.

A secretaria está atuando nesta semana nos canteiros da Avenida Brasil, no bairro Boqueirão, e na Gare, e seguirão para os bairros Petrópolis e São Luiz Gonzaga.

Gostou? Compartilhe