A festa das cores, do samba e da alegria, que invade os quatro cantos do Brasil, neste ano vai trazer um brilho ainda mais especial para a Avenida Sete de Setembro em Passo Fundo. No dia 28 de fevereiro, usuários, familiares funcionários e diretoria da Apae vão desfilar pela primeira vez no carnaval de rua do município. O bloco da instituição passará pela avenida, logo após a corte, que abre o desfile das escolas de samba. A preparação na Apae é intensa, os ensaios ocorrem durante a colônia de férias. “Nossa participação além de promover a inclusão da pessoa com deficiência em eventos públicos, também trabalha a autonomia dos usuários” explica a assistente social da entidade, Amanda Radünz.
Para organizar o desfile do bloco, uma equipe de profissionais e diretoria, trabalha há 30 dias na escolha dos adereços e produção de fantasias. A roupa utilizada pelos usuários está sendo confeccionada por eles mesmos, durante a?s atividades da? colônia de férias, e para garantir o brilho da festa ? eles utilizam? muita purpurina e lantejoula.
Para cair na folia o bloco vai apresentar o samba enredo ‘APAExonados pela Vida’, composto pelo diretor financeiro da instituição, Marlon Batista Moraes. A melodia e o ritmo foram criadas pelo fisioterapeuta da Apae, Bernardo Lara, que também é músico, juntos eles fazem uma reflexão sobre a socialização da pessoa com deficiência, além de resgatar a história da instituição que hoje oferece atendimentos nas áreas da assistência social, educação e saúde.
O bloco vai ser divido em duas alas, uma formada pelos usuários, que terá casal de mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, rainha de bateria e passistas. Na segunda ala desfilam familiares, funcionários e diretoria e a bateria será formada por músicos voluntários. A Nayza ? Pavani?, que tem 23 anos e frequenta a Apae desde criança não esconde a ansiedade. “Quero fazer bonito, nunca fui ao carnaval e quero que tudo dê certo para que seja alegre e divertido”, destaca a usuária que fará parte da comissão de frente.
A ideia de levar a Apae pra avenida surgiu a partir do anúncio feito pela prefeitura de Passo Fundo, que neste ano vai destinar um percentual dos recursos captados com as vendas dos ingressos e camarotes à instituição. Para fazer a festa acontecer, a Apae de Passo Fundo contou com o apoio de diversos patrocinadores.