Estimulando a saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Está constatado pelo diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, o pediatra Rudah Jorge, que festas como a de carnaval são um estímulo para os pequenos pacientes melhorarem seu estado de saúde. Segundo ele, a comemoração realizada nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, além de trazer alegria e humanizar o atendimento, permite com que as crianças se aproximem da normalidade da vida, visto que todos vivenciam o momento do carnaval.
Ao som de “ô abre alas que eu quero passar!”, o hall da pediatria, por algumas horas, se transformou em um salão de festas. Ao seu modo, os pequenos pacientes, entre suportes de soro, curativos, vibraram com a energia contagiante das rainhas e princesas da Corte do Carnaval de Passo Fundo 2015. As crianças usaram máscaras coloridas, adereços de super-heróis, asas de borboletas e colares coloridos, mas a alegoria principal foi o sorriso e a alegria de todos.

A rainha do Carnaval, Jocelaine Chaves, estava feliz em trazer um pouco da alegria do carnaval para as crianças internadas. Ela afirmou que o carnaval é para todos, por isso a importância de transmitir a energia boa para as pessoas que mais necessitam. “Ser rainha envolve todo um conjunto de valores e a parte social é fundamental. Os pacientes e seus familiares passam por dificuldades da doença, então é importante nós conversarmos com as mães e animarmos as crianças”, relatou a rainha, emocionada em participar da festa.

Assim como Dr. Rudah, Ana Paula Agatti, mãe de Ytauana Agatti Eugênio, 1 ano, comentou que a festa de carnaval faz muito bem para as crianças, por propiciar um momento diferente de entretenimento e diversão. “Quando chegamos a Ytauana já começou a bater palmas”. Da mesma forma os pais de Henrique Gabriel, 3 anos, Caroline Cardoso e Cleiton Ledesma disseram que essas comemorações possibilitam com que o filho se solte, brinque, o que o ajuda a melhorar. “A festa de carnaval é boa para o Henrique, por ter um colorido especial e ser divertida”.

 

Gostou? Compartilhe