OPINIÃO

Fatos - 14/02/2015

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nova Plataforma Logística
A notícia foi publicada pelo Jornal do Comércio no dia 24 de dezembro do ano passado: Passo Fundo tem um dos projetos mais adiantados de Plataforma Logística no Estado. O projeto é novo e encabeçado pelo empresário Augusto Ghion Jr, administrador da incorporadora G&G Participações. Segundo o JC, a plataforma será construída em um terreno de 44 hectares que tem acesso pela rodovia RS-324 e também pela RS-153, situado próximo ao trevo de acesso da estrada BR-285. “A multimodalidade pode ser explorada na área, tendo em vista a possibilidade de conexão do empreendimento com a ferrovia que passa próxima dali. Há ainda o aeroporto Lauro Kortz a oito quilômetros de distância”, diz a notícia. Ghion negocia com algumas empresas operadoras logísticas, comerciais, hoteleiras e neste momento a fase é de licenciamentos. O terreno já estaria pronto para receber a terraplenagem e o investimento será de R$ 18 milhões.

Projeto adiantado
O que está faltando é a prefeitura alterar o zoneamento do local, adequando a área para que seja usada para fins logísticos. Projeto neste sentido tem que passar pela Câmara de Vereadores. Mas, o início da operação dependerá da emissão de licenças, o que deve ocorrer num prazo de dois anos. O local é estratégico, pois fica ao lado de empresas como Ambev, Manitowoc, Italac, além de outras que integram o Distrito Industrial.

Refiliação
O Presidente da AMAC, José Rodrigo Santos, informou que a entidade quer voltar a se filiar na União das Associações de Moradores de Passo Fundo. Rodrigo considera importante fortalecer a Uampaf que representa todos os moradores do município. “Já que parece que vai ter eleição, resolvemos ajudar e buscar a união para ver se conseguimos levantar a Uampaf. Ela é importante e o CNPJ é forte juridicamente”, disse. O documento solicitando a refiliação foi entregue no dia 02 de fevereiro. A única diferença das demais associações é que a eleição da AMAC será mantida para março, conforme determina o estatuto.

Interesse da Azul
O presidente da Azul, David Neeleman, esteve reunido com com o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, e confirmou que a empresa tem todo o interesse em continuar operando em Passo Fundo. Salientou que há demanda para os voos entre o município e Campinas-SP, mas que a volta dos voos regulares para Porto Alegre dependem da exigência do mercado. “O presidente da Azul não deixou dúvidas que para sua empresa Passo Fundo é muito importante. Eles irão prosseguir as operações tanto para São Paulo onde já opera e há grande número de passageiros, quanto para Porto Alegre onde, por hora, segundo ele, não tem havido procura o bastante para justificar o voo”, afirmou Padilha.

Obras
O ministro lembrou ainda que Passo Fundo está incluído no Programa de Aviação Regional e ele será um dos primeiros no Rio Grande do Sul a ter obras de ampliação licitadas e iniciadas. “Com o selo de aeroporto regional fornecido pela SAC e os subsídios dai decorrentes, tenho certeza que outras empresas aéreas também terão interesse em operar em tal aeródromo”, disse.

Gostou? Compartilhe