O trajeto do Projeto Navegar II, “Velejando pelas Águas do Jacuí”, iniciou no dia 25 de outubro de 2014 e foi finalizado no dia 23 de janeiro de 2015. A iniciativa foi realizada por professores e alunos de Passo Fundo, e integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP). O projeto, que na primeira expedição, entre 2013 e 2014, percorreu o trajeto do rio Passo Fundo, nesta edição completou toda a extensão do rio Jacuí, iniciando na nascente mãe, localizada na divisa dos municípios de Passo Fundo e Mato Castelhano, até o Delta do Guaíba, seguindo pela Lagoa dos Patos até a praia do Cassino onde deságua no mar.
O trajeto de aproximadamente 600 quilômetros por água e 5 mil quilômetros por terra foi realizado em oito etapas durante três meses. O grupo fez caminhadas em alguns trechos e, quando possível, utilizou caiaque, barcos a vela e motorizado. Equipes de apoio com veículos também fizeram parte da expedição.
As duas embarcações do Navegar, parte delas construídas com material reciclável pelos próprios integrantes do projeto, sob o comando do idealizador, professor Antônio Rodrigues, passaram pelos municípios de Passo Fundo, Marau, Ernestina, Nicolau Vergueiro, Mormaço, Espumoso, Campos Borges, Salto do Jacuí, Estrela Velha, Agudo, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, General Câmara, Triunfo, Charqueadas, Viamão, Tapes, Arambaré, Camaquã, Cristal, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre.
Além disso, durante o percurso, foram visitadas as barragens de Ernestina, Cotovelo do Jacuí, Passo Real, Itaúba e Dona Francisca, assim como locais históricos do RS, como o Estaleiro de Garibaldi, as casas pertencentes a família de Bento Gonçalves, entre outros.