A Prefeitura de Passo Fundo começou uma nova etapa de trabalhos na Ciclovia Bernardo Martio nessa quarta-feira (18). A ampliação do trecho duplicará a extensão já existente com mais 1,5 quilômetros de trajeto. Ao todo, serão 6 quilômetros de ciclovia em consideração ao percurso de ida e volta. Com previsão de término para o final do mês de abril, as equipes já estão empenhadas em delimitar o novo trecho, localizado na Avenida Brasil Oeste, entre a Rua Livramento até o trevo do Bairro Boqueirão, na saída para a RST 153.
“Estamos contentes com o início da ampliação da nossa ciclovia, que já é muito utilizada por toda a comunidade e, com certeza, é uma ação que veio para ficar e valorizar o uso da bicicleta”, ressaltou o prefeito Luciano Azevedo. A ampliação será apenas a ciclovia, sem o caminhódromo, devido às características do local. A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, ressalta que a escolha, assim como todo o projeto da ciclovia, tem base no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que contempla todos os estudos realizados na área.
Um novo traço
O alongamento da ciclovia ficará em faixas de sentidos separados, obedecendo ao sentido da via. O espaço será isolado por elementos físicos, com tachões e segregadores, além da pintura e da sinalização vertical. “A extensão acompanhará o canteiro central, com redimensionamento das faixas de rolamento da avenida e adequação dos cruzamentos”, explicou o coordenador de Transporte e Trânsito da Secretaria de Planejamento e secretário adjunto de Obras, o engenheiro civil Gustavo Heurich.
A ciclovia também representa o incentivo do governo municipal para que os passo-fundenses coloquem a bicicleta como uma pauta da cidade. Por isso, simultaneamente ao projeto da ciclovia, o Programa Passo Fundo Vai tem a intenção de que o uso da bicicleta seja um meio de transporte popular, sustentável e respeitado no trânsito. O programa trabalha com três eixos: educação para o trânsito, incentivo ao ciclismo e estruturação.