O primeiro dia de aula de cada ano letivo costuma ser repleto de expectativas e reencontros. E assim foi mais uma vez entre os estudantes que retornaram às atividades nesta quarta-feira (18). Para a maioria dos alunos matriculados nas escolas particulares de Passo Fundo, o primeiro dia depois do carnaval foi de recomeços. E cada equipe preparou atividades especiais de recepção aos educandos, que incluíram mensagens de boas-vindas, cantos e momentos para dividir informações de como foram as férias.
Assim foi, por exemplo, no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, onde mais de 900 alunos, divididos em 36 turmas, foram recepcionados por irmãs, professores, funcionários e coordenações nos turnos na manhã e tarde. Os professores retornaram das suas férias ainda na semana passada, quando participaram da Semana Pedagógica. Foram dias de muito estudo e planejamento para um bom ano letivo. A diretora, Irmã Lourdes Oro, deu as boas vindas a todos: “2015 é um ano especial para a nossa Escola, pois estamos celebrando 65 anos de história e presença em Passo Fundo. É uma bela trajetória, pois nesta caminhada educacional muitas pessoas passaram por esta Instituição Educacional e deixaram sua marca. Neste ano temos muito a agradecer”, disse.
Também nas escolas da Rede Notre Dame a quarta-feira foi de reencontros, apertados, risos entusiasmados e relatos sobre as férias. Pela manhã, os estudantes do Colégio Notre Dame, depois de disporem de tempo para o reencontro com os amigos e educadores, os estudantes acomodaram-se no auditório da instituição de ensino, onde foram acolhidos pela Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica para assistir à peça “Vila Monstro”. Apresentado pelo grupo “Educar Produções Culturais”, o roteiro, de forma bem-humorada, aborda o tema do bullying e o convívio na escola. Durante a tarde, o mesmo grupo encenou a peça “Meia meia lua, um, dois, três” para os estudantes do Ensino Fundamental I. A peça apresentada aos estudantes de 2º a 4º Ano falava sobre as brincadeiras de antigamente, que desenvolviam a criatividade das crianças.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus os estudantes do 5º ao 8º Ano, matriculados no turno da manhã, ao invés de seguirem para as salas de aula, rumaram para o auditório da instituição de ensino. Lá, eles foram recepcionados pela equipe diretiva e educadores para, em momento de espiritualidade, agradecer pelas oportunidades de convivência e aprendizado que lhes serão apresentadas com o novo ano letivo. Durante a tarde, os estudantes participaram de dinâmicas de identificação e de integração em suas turmas.
Revitalizado, o Colégio Marista Conceição também recebeu seus alunos para o início do ano letivo nesta quarta-feira. Durante as férias escolares o colégio investiu em diversas melhorias, visando beneficiar toda a comunidade passo-fundense, como uma rota alternativa de embarque e desembarque pela rua Capitão Eleutério e melhorias na acessibilidade, com a construção de um elevador. O colégio segue ampliando suas tecnologias educacionais por meio do projeto “Moderna. Compartilha”, uma parceria com a Editora Moderna que possibilita o uso de tablets e conteúdos digitais em sala de aula. A instalação da rede sem fio (internet WiFi) nos espaços da escola é outra novidade tecnológica. Para a volta às aulas os professores participaram de momentos de formação e planejamento. Os estudos contaram com a presença da pesquisadora Elvira de Souza Lima falando sobre Neurociências, Tecnologias e Educação.
Na rede municipal, dia foi de retorno para professores
Mais de 870 professores que atuam no Ensino Fundamental retomaram seus trabalhos. O ano letivo foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2015, o ano letivo inicia com o tema “Sou + Professor – Ensinar é para os fortes!”, apresentando aos professores a proposta de formação continuada “Escolas em Ação: entre saberes docentes e práticas inclusivas na diversidade”. A proposta pretende trabalhar as especificidades de cada segmento da escola. Entre outras novidades, haverá ainda a exibição de um vídeo de sensibilização e o lançamento do Programa Web Rádio, o que demonstra a preocupação da administração municipal com a educação.
E no próximo dia 23 de fevereiro, cerca de 10 mil alunos iniciam as aulas nas 35 escolas de Ensino Fundamental do município. De acordo com a coordenadora de Educação, Marla Debastiani Maffi, “a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria da Educação, tem como objetivo possibilitar o acesso e a permanência dos alunos, buscando uma educação de qualidade social e que contribua de maneira decisiva para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou.