O ar frio e seco que atuava sobre a região deve dar lugar a uma frente fria a partir de hoje. Com isso, a chuva deve retornar em pontos isolados com rajadas de vento de velocidade moderada. Segundo dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, não há alertas de temporais para a região durante os próximos dias. As condições propícias às chuvas devem permanecer pelo menos até domingo.
Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio apesar da nebulosidade registrada em Passo Fundo e na região, o ar frio e seco impediu a ocorrência de chuva. Esse ar permanece até hoje quando deve dar lugar a uma frente fria que entra no Estado pela fronteira com a Argentina, em Uruguaiana. As condições permanecem na sexta-feira, sábado e domingo com pancadas de chuva em áreas isoladas, períodos de melhorias, trovoadas e vento moderado. “Não temos nenhuma anormalidade até o momento e não há alertas de temporais para a região”, reforça.
A frente fria faz com que as temperaturas da quinta-feira fiquem entre 18ºC e 29ºC. Na sexta-feira já há uma pequena queda na temperatura máxima que deve ficar próxima dos 26ºC. A mínima permanece em 18ºC. No sábado as temperaturas ficam mais amenas e variam entre 16ºC e 26ºC. No domingo a mínima permanece em 16ºC e a máxima volta a subir para 28ºC. “A semana pode começar instável, principalmente na segunda-feira, com mínima de 18ºC e máxima de 30ºC”, acrescenta Sampaio.
Volume de chuva
O acumulado de chuva registrado no mês de fevereiro é de 22mm, até o momento. No entanto em algumas partes da região ele deve ter sido maior em função da distribuição irregular das precipitações. Sampaio explica que mesmo na cidade houve dias em que choveu em alguns bairros, mas não em outros. “Neste momento toda chuva é bem vinda para o desenvolvimento da soja, principalmente. Desde setembro tivemos chuvas acima da média. No entanto, a chuva neste mês deve ficar um pouco abaixo”, explica Sampaio. Segundo ele, as previsões indicam que a partir de agora, até o final do mês, as chuvas deverão ser mais frequentes.
A umidade relativa do ar tem se mantido dentro da média no mês e, pelo menos até o final de semana, não devem ser registrados altos níveis de radiação ultravioleta. No entanto é indicado que as pessoas não se esqueçam de usar o protetor solar.