Articulação regional
O empresário e comunicador Daltro Wesp ingressou nas fileiras do PSDB com a responsabilidade de articular e reorganizar o partido regionalmente. O trabalho começou tão logo passou a integrar o ninho tucano. Ele já fez uma reunião em Pontão e vai percorrer 76 municípios nas próximas semanas. Mais do que agrupar e filiar pessoas, Wesp está propondo um debate aprofundado sobre questões nacionais como a reforma política. “As pessoas querem participar da política, mas querem uma pauta importante, que fuja das tradicionais disputas por cargos e espaços”, diz. Quem tem lhe acompanhado neste percurso é Evandro Zambonato. No próximo mês, o PSDB vai escolher o novo diretório e também a executiva. Como a coluna antecipou esta semana, Wesp é sim candidato a integrar o comando partidário. O filho, advogado Mateus Wesp também já deixou o PP e está filiado ao PSDB. Buscará espaço para a próxima eleição.
Convênios
O Lar Emiliano Lopes é uma das casas de acolhimento para crianças e adolescentes. O convênio entre município e a entidade não foi renovado em 2015 e, desta forma, vem enfrentando algumas dificuldades neste início de ano, já que as despesas são as mesmas. O problema todo consiste na burocracia. O município está atrasando a aprovação das contas das entidades conveniadas, porque dispõe apenas de um contador para fazer esta análise. E os convênios só podem ser renovados mediante as contas aprovadas. As entidades que mantém convênios com o município já enfrentaram a mesma situação em 2014, quando os repasses começaram a ser feitos no final de abril, de forma cumulativa. É que, até lá, são obrigadas a sobreviver com pouco ou, em alguns casos, quase nada.
Amargo
Atraso de salário dos servidores deve constar de mais medidas impopulares a serem adotadas pelo governo do Estado. Foi o que declarou, na sexta-feira, a imprensa da Capital, o governador José Ivo Sartori.
Convite
Um grupo de deputados, articulados pelo passo-fundense Juliano Roso, PCdoB, assinou documento convidando o ministro Eliseu Padilha, PMDB, para participara de reunião-almoço em Passo Fundo, no próximo dia 5 de março. Ao todo, nove parlamentares integram a lista: Juliano, Gabriel Souza, Gilberto Capoani, Vilmar Zanchin, Altemir Tortelli, João Reinelli, Ronaldo Santin e Frederico Antunes.
Novo visual
Presidente Dilma Rousseff já perdeu 13 quilos, desde que começou a fazer dieta, no final do ano passado. A dieta também foi indicada para outras ministras, mas já há adeptos da boa forma em outros ministérios.
Protesto
Motoristas de caminhão interromperam o entroncamento em Tio Hugo, durante a tarde de sexta-feira. Protesto contra o aumento dos combustíveis, no caso o diesel. Os insumos foram reajustados e, segundo os profissionais, o preço do frete não acompanhou.