Padilha vem à Passo Fundo

Aeroporto será tema de reunião-almoço. Após as obras de ampliação, governo quer incluir o Lauro Kortz no programa que prevê subsídios às companhias aéreas para custear até 60 passageiros transportados em voos regionais

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Nesta segunda-feira, a Azul realiza o primeiro voo entre Passo Fundo e Curitiba. O custo de ida e volta, é de R$ 180.Nesta segunda-feira, a Azul realiza o primeiro voo entre Passo Fundo e Curitiba. O custo de ida e volta, é de R$ 180.
Nesta segunda-feira, a Azul realiza o primeiro voo entre Passo Fundo e Curitiba. O custo de ida e volta, é de R$ 180.
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O ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha, confirmou nesta sexta-feira (20) que participará de uma reunião-almoço no dia 5 de março em Passo Fundo. Promovida por prefeitos, entidades locais e regionais, universidades e deputados estaduais e federais da região de Passo Fundo, o encontro tem como objetivo discutir a modernização do Aeroporto Lauro Kortz e a inclusão do terminal no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR). O convite foi entregue pessoalmente por um grupo de deputados estaduais, liderado por Juliano Roso (PCdoB).

O Programa, que prevê um subsídio às companhias aéreas para custear até 60 passageiros transportados em voos regionais, poderá beneficiar futuramente os passageiros da região de Passo Fundo, que utilizam o Aeroporto Lauro Kortz. No entanto, para entrar em vigor, o terminal precisará obedecer a um padrão internacional de aviação, ou seja, precisará passar pelas obras de ampliação, que preveem a construção do serviço de combate a incêndio, de rádio, pátio de estacionamento, terminal de passageiros e ampliação da pista.
Segundo o ministro, as obras, que serão custeadas também pelo governo federal, devem iniciar até o final deste ano. “Por enquanto, o Lauro Kortz ainda não está qualificado como aeroporto regional, mas quando estiver, o governo federal vai subsidiar os voos e as companhias aéreas voltarão a ter interesse na região”, explicou. Padilha ressaltou ainda que a Lei 13.097/2015 ainda precisa ser regulamentada através de decreto presidencial.

Azul
O incentivo à aviação regional é aguardado pelas empresas aéreas nacional, especialmente da Azul, que cancelou o voo direto entre Passo Fundo e Porto Alegre no final de janeiro alegando uma ocupação baixa de passageiros. “Estamos tentando argumentar com a empresa o retorno deste voo tão importante para a região de Passo Fundo. Sabemos que a Azul tem interesse na região, mas eles querem uma demonstração de que a região tem potencial de ocupação de, ao menos, 50% dos acentos da aeronave”, relatou. Neste sentido, as entidades e autoridades da região vão se dedicar a elaborar um estudo do potencial de passageiros que utilizariam a rota, se retomada. Este documento deve ser apresentado ao Ministro durante a reunião-almoço do dia 5 de março e, posteriormente, entregue à companhia aérea.

Voo para Capital
A Azul, que operou o voo para à Capital por um ano, nega a possibilidade de reversão da decisão, mas até a última quinta-feira (19) havia um pedido de inclusão do voo para Curitiba, com embarque em Passo Fundo e possibilidade de desembarque no Salgado Filho em Porto Alegre. No entanto, não havia possibilidade de retornar direto de Porto Alegre para Passo Fundo. De Porto Alegre, outro voo retornaria a Curitiba, num sistema conhecido como circular. A Azul negou a informação, alegando erro na Hotran. Nesta sexta-feira, o pedido já não constava mais no sistema.

 

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