Aula magna marca início na UPF

Estudantes deram início ao ano letivo nesta segunda-feira (23)

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As universidades vão mudar mais nos próximos trinta anos do que mudaram nos últimos 300. A afirmação é do professor português Dr. António Sampaio Nóvoa, que ministrou a Aula Magna que marcou o início das atividades acadêmicas na Universidade de Passo Fundo (UPF). Na noite de segunda-feira (23), os professores da Instituição lotaram o Centro de Eventos para ouvir a conferência de Nóvoa e refletir sobre os rumos no ensino universitário e sobre a importância do papel docente nesse cenário.

Para Nóvoa, é preciso que os professores percebam que estão num tempo muito diferente e frente a uma enorme revolução das questões da aprendizagem. “É preciso mudar a nossa forma de ensinar, de modo que se torne mais participativa e menos transmissiva, mais envolvente, para que coloque os alunos em situação de pesquisa, de experimentação, e para que se consiga levar tudo isso para a sociedade. São três as revoluções desse cenário: a do ensino e da pedagogia; a revolução na ciência e no conhecimento; e uma revolução na sociedade, quando esse conhecimento é trazido de dentro da universidade para dentro da sociedade. Creio que se conseguirmos fazer essas três revoluções teremos a universidade à altura do século XXI”, ressaltou.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza deu as boas-vindas a todos os professores participantes. Ele destacou a importância do trabalho coletivo desenvolvido na UPF, em um processo no qual cada um desempenha um importante papel. “Nos últimos anos, todos os cursos da UPF apresentaram crescimento e melhorias no desenvolvimento de seus índices oficiais, em razão do planejamento de cada unidade acadêmica e da efetiva participação dos professores e dos alunos em todas as instâncias dos processos. O resultado da ação particular de cada professor potencializou as iniciativas institucionais que culminaram nos elevados índices avaliativos dos nossos cursos”, afirma. O reitor lembrou ainda de uma das principais conquistas institucionais no ano de 2014, a avaliação com conceito 4 no Índice Geral de Cursos, e motivou a todos os professores, funcionários e acadêmicos da UPF a engajarem-se na busca da sustentabilidade acadêmica.

 

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