Composição
Os advogados do deputado Gilmar Sossella, PDT, que teve o diploma cassado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, na terça-feira, buscarão de todas as formas reverter a decisão ou, pelo menos, que ele se mantenha no cargo até decisão final. O parlamentar é acusado de coação de servidores para fins eleitorais. No entanto, se a decisão de cassação for mantida, os mais de 57 mil votos do deputado serão considerados nulos, mas isso não afetará a composição da bancada do PDT na Assembleia. A deputada Juliana Brizola, que assumiu cadeira no lugar de Gerson Burmam, que foi para a Secretaria de Obras, passa a ser titular e quem assumirá no lugar de Sossella, será o segundo suplente Vinicius Ribeiro. A informação foi dada ontem pelo líder da bancada, Diogenes Basegio.
Expectativas
As chamadas institucionais do PMDB em rede nacional criaram uma expectativa em torno do que o partido tem a dizer para o Brasil. O vice-presidente Michel Temer e as grandes lideranças nacionais anunciam que o PMDB quer um país eficiente e justo e que está na hora de mudar o jeito de fazer política. “O Brasil exige mudanças” é o slogan que cerca de mistérios o programa anunciado para o dia 26, às 8h30.
Professores
O ano letivo das escolas estaduais começará, segundo o Coordenador Regional de Educação, Santos Olavo Misturini, de uma forma especial, porque não há previsão de falta de professores em grande escala. Isso até ontem, quando apenas três professores entregaram pedido de horas de laudo.
Sem explicação
Enquanto os brasileiros pagam a conta da falta de gestão no orçamento nacional, a Câmara dos Deputados, sem a mínima vergonha na cara, aprova um pacote de benesses para seus pares. Os 513 deputados terão aumento de 18% na verba de gabinete, 8% na verba de custeio do mandato e de 10,5% no auxílio moradia. O impacto anual extra nas contas da Câmara será de R$ 146,4 milhões. O presidente da Casa, Eduardo Cunha, PMDB, disse que para cobrir o aumento serão cortadas outras despesas do orçamento.
Preço
Em entrevista, a presidente Dilma Rousseff fez um esforço para esclarecer que a alteração no valor dos combustíveis não foi um aumento, e sim uma recomposição da Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico). A ordem da explicação não altera o que os consumidores tem que pagar na hora de abastecer o tanque, não é mesmo? A recomposição da Cide elevou o preço do combustível e isso é fato.