OPINIÃO

Fatos - 27/02/2015

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Quem está por trás
As manifestações dos caminhoneiros, que já duram uma semana, e atingem 11 dos 26 estados, mostraram o grau de insatisfação destes trabalhadores e provocaram reações de apoio em outros segmentos. Além dos agricultores que participaram de alguns bloqueios, agora também os comerciantes dão sinal de solidariedade. Em Passo Fundo, os lojistas permanecerão com estabelecimentos fechados entre 8h e 10h da manhã desta sexta-feira, enquanto for realizada uma manifestação pela Avenida Brasil. No entanto, a grande questão é: quem está por trás da organização? Nos bloqueios que ocorreram na região de Passo Fundo, muitos dos profissionais parados às margens da rodovia não estavam ali por livre e espontânea vontade. Um movimento sem bandeira, autônomo como disse o presidente da Confederação Nacional dos Transporradores Autônomos (CNTA), Dilmar Bueno, pode ser perigoso para a ordem nacional e não levar a nada. Exemplo disso, vivenciamos em 2013

Investigação
Em entrevista coletiva ontem à tarde, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforçou que o governo vai apertar o cerco aos caminhoneiros que continuarem bloqueando estradas. Cardozo anunciou que uma das medidas será identificar os manifestantes que descumprirem a ordem judicial. Além disso, insinuou que o governo tem conhecimento que há empresas interessadas no movimento por outras razões.

Prejuízo
Inegável, de outra parte, o prejuízo causado pelo movimento à economia. Imaginem se a categoria resolver simplesmente não rodar mais, mesmo sem bloquear rodovias?

Desabafo
Ao anunciar que os empresários lojistas darão seu apoio ao movimento, durante o protesto marcado para esta manhã, em Passo Fundo, a presidente do Sincomércio, Sueli Marini, desabafou: “Este é um movimento que o Brasil todo tem que tomar para si porque não é mais possível trabalharmos tantos dias e horas e não conseguir cobrir o custo deste trabalho”, disse.

Conta
A título de colaboração, os caminhoneiros estão reivindicando redução no preço dos combustíveis e um reajuste no valor do frete em 20%. Quem pagará a conta ao final?

 

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