Piso da escola ainda aguarda reparos

Estudantes estão acomodados em salas improvisadas devido a deterioração do piso após o temporal no ano passado

Por
· 1 min de leitura
Enquanto esperam pelo conserto do piso, algumas turmas estudam em espaços improvisadosEnquanto esperam pelo conserto do piso, algumas turmas estudam em espaços improvisados
Enquanto esperam pelo conserto do piso, algumas turmas estudam em espaços improvisados
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, no Bairro Hípica, que teve um dos prédios danificados por um forte temporal no ano passado, ainda sofre com os prejuízos neste início de ano letivo. O telhado, que ficou destruído, foi consertado, assim como a parte elétrica. No entanto, o piso de madeira danificado pelas águas da chuva precisa ser todo trocado. Algumas salas foram limpas e, mesmo que não estejam em plenas condições, estão sendo utilizadas. Outras seis salas estão inutilizadas devido as condições precárias do piso.

Algumas turmas do 7º e 9º ano foram realocadas temporariamente em outros espaços da escola, como na biblioteca e salas de vídeo e leitura. São aproximadamente, 90 alunos. “Conseguimos lavar as salas e tirar o mofo, porque o piso de madeira levantou e apodreceu. Quatro destas salas estão sendo utilizadas. Ficou feio, estragou o piso, mas elas estão limpas e deu para usá-las. Outras seis salas não estão sendo ocupadas, porque não têm condições. Tivemos que acomodar os alunos em outros espaços”, explicou a diretora da escola Leonise Colla.

Os alunos afirmam que a situação da escola prejudica o aprendizado. “Está muito apertado. Fica até difícil aprender. Estamos em um espaço que não tem ventilação, numa sala improvisada. Não temos como voltar para a nossa antiga sala porque tem cheiro ruim, cheiro de mofo”, revelou a aluna Jaqueline de Abreu Azevedo, 13 anos, do 9º ano. O desejo é que a situação seja normalizada o quanto antes. “É uma necessidade urgente arrumar a nossa escola”, enfatizou a estudante, Gabrieli de Morais Prudente.

As salas de recurso e do Mais Educação estão entre os espaços inutilizados. A direção estima que até o início das atividades, as salas estejam reformadas. “Foi arrumado o telhado, feito rebocos e a instalação elétrica. Agora só falta o piso, mas a prefeitura já está dando os encaminhamentos”, revelou a diretora.

Posição da Secretaria de Educação

O secretário Edemilson Brandão informou que, após a restaura do telhado, será feito a recuperação do piso e pinturas. “Já estamos realizando os tramites. O próprio prefeito pediu que a recuperação da escola fosse feita o mais rápido possível. Já temos recurso pra isso”, informou o secretário. A escola também receberá, em breve, o Programa Minha Escola de Cara Nova, da Prefeitura de Passo Fundo, que prevê renovação do mobiliário, pintura, playground para atividades de lazer, entre outros reparos pontuais.

Gostou? Compartilhe