A novidade no carnaval de rua deste sábado na Avenida Sete de Setembro vai ficar por conta da APAE. O bloco Apaexonados pela vida, formado por usuários e funcionários da entidade, além de familiares, será o primeiro a desfilar, logo após a abertura oficial com a presença da corte.
Com um samba-enredo próprio, composto por dois funcionários, o diretor financeiro da instituição, Marlon Batista Moraes, responsável pela letra, e pelo fisioterapeuta Bernardo Lara, que também é músico, e compôs a melodia, os Apaexonados vão mostrar ao público um pouco das atividades realizadas ao longo de quase cinco décadas da Apae. A letra faz uma homenagem à fundadora, dona Alice (já falecida), e menciona o momento atual da entidade, responsável pelo atendimento de aproximadamente 300 pessoas, nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Bloco com cara de escola
O desfile será embalado por uma bateria formada por músicos voluntários. O bloco terá duas alas, uma formada pelos usuários, com a presença do casal de mestre- sala e porta -bandeira, comissão de frente, rainha de bateria e passistas. Na segunda ala desfilam familiares, funcionários, diretoria e a bateria.
Coordenadora pedagógica da entidade, Eliane Pereira de Oliveira, disse que os preparativos iniciaram em janeiro, durante as atividades do projeto Colônia de Férias. “Resolvemos participar para mostrar os serviços e a importância da socialização, do desejo de querer brincar, aprender e a se divertir nos espaços públicos” afirma.
A iniciativa contagiou funcionários, familiares e, principalmente, os usuários, que se empenharam na pintura das camisetas do bloco para o desfile. “Conseguimos o material através de doações das empresas parceiras”, conta a assistente social, Amanda Radunz. Parte dos recursos arrecadados com a venda de ingressos nas arquibancadas será repassado à APAE.
Tema: Apaexonados pela vida
Compositores: Marlon Batista Moraes e Bernardo Lara
Quem foi que disse que é normal
Perfeito, o tal
Deficiência é não saber
Ser diferente e conviver
Dona Alice lá no céu sorri
Ao ver a festa que estamos a fazer
Quase cinquenta anos e ainda estamos aqui
Com a sua APAE que não para de crescer
Temos escola, que em tudo é parecida
Temos saúde e assistência social
Estamos sempre APAExonados pela vida
Com muito amor, descontração e alto astral
Quero brincar, quero aprender
Quero sonhar, quero dizer:
Não sou igual, e nem você
Venha sambar e entender
Hoje a APAE está
Na avenida abrilhantando o carnaval
Mostrando ao mundo inteiro
O nosso potencial
Não é apenas uma questão de direito
Temos talento e sobra disposição
Dê uma chance ao que pode ser feito
Venha com a gente Promover a inclusão