A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital da Cidade (HC) realizaram no dia 20 de fevereiro de 2015, no Gran Palazzo, a primeira formatura de médicos residentes. Concluíram suas especializações 66 médicos residentes. A ocasião contou com as direções das instituições hospitalares, autoridades acadêmicas da UFFS, o prefeito municipal de Passo Fundo, Luciano Azevedo, representante do Ministério da Educação, médicos preceptores, familiares dos formandos, entre outras autoridades.
Através da Portaria 237 de março de 2014 foram unificados os programas de residência médica do HSVP e HC, totalizando 26 programas de residência. A partir dessa data, todos os programas de residência médica passaram a ser de responsabilidade da UFFS com bolsas do Ministério da Educação. Para o reitor da UFFS, Jaime Giolo, celebrar a formatura da primeira turma de médicos residentes representa um marco para Passo Fundo, que caminha agora a passos largos para se tornar também um centro de referência do ensino público gratuito. O prefeito Luciano enalteceu Passo Fundo como polo de medicina e saúde e desejou a todos êxito e felicidades em suas trajetórias profissionais.
O vice-presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, evidenciou que o primeiro programa de Residência Médica implantado no Hospital São Vicente de Paulo foi o de Neurocirurgia, em 1976. “Para abrir as portas da instituição e receber mais de 800 residentes, que já passaram pelo hospital ao longo de quase 40 anos, nós cumprimos exigências, ampliamos a estrutura física e de pessoal, investimos em tecnologia, nos reinventamos, porque queríamos ir além, nos consolidar como o melhor cenário de prática para o ensino médico”.
A representante da Associação dos Médicos Residentes do HSVP, médica Caroline Inês Risson agradeceu a parceria do Hospital São Vicente de Paulo, a amizade construída com os colegas em dois, três anos de residência, ao aprendizado e experiência adquiridos e compartilhados durante a especialização.