O grito de “É campeão!” veio antes mesmo do final da apuração das notas. Com um Carnaval praticamente perfeito – a escola perdeu apenas 5 décimos no quesito Fantasias – a Academia de Samba Cohab I levou o título de campeã do grupo especial do Carnaval de Passo Fundo. A apuração foi na tarde deste domingo (01), na Avenida Sete de Setembro.
Após ser vice-campeã por quatro edições, a escola finalmente pôde fazer a festa e comemorou muito. “É um título engasgado, muitos anos como vice-campeã e o pessoal sempre dizendo que a Academia merecia. Esse ano nós trabalhamos todos os quesitos, corrigimos os detalhes, preparamos um samba bonito. A união da comunidade é impressionante, o pessoal não desistiu e hoje estamos mostrando porque a Academia é campeã”, destacou o presidente da escola, Neri Ribeiro. No sábado (28), a escola entrou na avenida ao som de foguetes e desfilou o enredo “Academia de Samba Cohab 1 com o rufar dos seus tambores faz dançar no mesmo compasso índios, negros e brancos, é carnaval”.
Quem levou o segundo lugar foi a escola Bom Sucesso e o terceiro ficou com a Unidos da Operária que foi rebaixada para o Grupo de Acesso. Quem também foi rebaixada foi a escola Bambas da Orgia, que desfilou com menos componentes do que o número mínimo exigido pelo regulamento, que são 200, e não teve as notas divulgadas.
No grupo de Acesso a grande campeã foi a escola Acadêmicos do Chalaça que também tirou 10 em quase todos os quesitos e sobe para o grupo especial. A escola União da Vila ficou com o segundo lugar e a Pandeiro de Prata com o terceiro.
No total foram nove quesitos avaliados: comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, tema enredo, música enredo, harmonia musical, bateria, alegorias e adereós, fantasias e evolução. Cada quesito foi avaliado por dois jurados.
Carnaval 2015
Além da festa das escolas, a apuração foi um momento também de avaliação do Carnaval de Passo Fundo que esse ano inovou trazendo um novo formato. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Gilvan Marinho, destacou a qualidade do Carnaval apresentado pelas escolas e a presença do público. “A noite de ontem (sábado) vai ficar marcada na história de Passo Fundo pelo Carnaval excelente apresentado pelas escolas e principalmente pela participação do público que lotou as arquibancadas”, lembrou.
Para o secretário de cultura Pedro Almeida na noite de sábado foi dado um grande passo. “Nós conseguimos afinar realmente essa questão da estrutura do Carnaval, melhoramos ela e essa edição foi a prova de que ela está realmente adequada a este espaço da Avenida Sete de Setembro”, destacou. Outro ponto positivo ressaltado pelo secretário foi a parceria entre a Liga das Escolas de Samba, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura de Passo Fundo. “Esse trabalho em conjunto é que tem feito com que o Carnaval de Passo Fundo tenha esse novo formato e que possa realmente ter mais sucesso. Minha avaliação é muito positiva, independente do resultado, o Carnaval de Passo Fundo já é campeão por esse novo modelo”, finalizou.
Notas finais
Grupo de Acesso
1º Acadêmicos do Chalaça – 178,3
2º União da Vila – 177,2
3º Pandeiro de Prata – 166,5
Grupo Especial
1º Academia de Samba Cohab I – 179,5
2º Bom Sucesso – 171,6
3º Unidos da Operária – 156,7
Bambas da Orgia – notas não divulgadas porque a escola não teve o número mínimo de componentes