OPINIÃO

Abertura da Colheita da Soja em Ipiranga do Sul

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na semana em que Ipiranga do Sul realizou uma programação especial de abertura colheita da soja, a Emater divulgou números animadores. A projeção é que o RS colha 14 milhões de toneladas do grão. Se confirmada a previsão será uma safra recorde, um crescimento de 9% em relação a 2014 quando foram colhidas quase 13 milhões de toneladas. O clima propício e o câmbio favorável às exportações devem contribuir ainda mais com o resultado final.

I I
A iniciativa do prefeito de Ipiranga do Sul em promover no ano passado a 1ª Colheita da Safra da Soja foi um marco na região. E os resultados positivos colocaram o evento no calendário oficial do município, incrementado neste ano com a Feira Agropecuária, Industrial, Comercial, Serviços e Artesanato, que recebeu entre os dias 20 e 22 de fevereiro mais de 10 mil visitantes. A seleção de shows programados pala Precisão, empresa que realizou o evento, agradou o público. O apoio da administração do prefeito Mário Luiz Ceron (PTB) e da ACCIAS, presidida pelo engenheiro Luís Carlos da Silva foi determinante.

I I I
A solenidade de abertura na no primeiro dia do evento contou com a maioria dos prefeitos que integram a Amau. Da Assembleia Legislativa a presença do seu vice-presidente, deputado Ronaldo Sandini (PTB) e seus colegas Gilberto Capoani (PMDB), Juliano Rosso (PCdoB) e Gilmar Sossella (PDT). Estas, e as demais autoridades que atenderam o convite se surpreenderam com o potencial agrícola do município conhecido como Berço do Plantio Direto. O deputado Juliano, que inicia seu primeiro mandato, assumiu a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia e o deputado Gilberto Capoani, a Comissão de Educação.

I V
O agrônomo Vilson Remor, que introduziu em Ipiranga do Sul há cerca de três décadas o plantio direto esteve na abertura da colheita. Homenageado pelo pioneirismo, Remor,  o primeiro Secretario da Agricultura do Município fez um emocionado relato, lembrando que o prefeito Ceron havia trabalhado com ele como agrimensor. O governador José Ivo Sartori (PMDB) foi representado pelo deputado Ernani Polo (PP), Secretário da Agricultura e Pecuária do RS. Da Câmara Federal a presença do deputado Luiz Carlos Busato (PTB). Ele revelou que em breve vai inaugurar um escritório de representação em Erechim. O prefeito de Ipiranga aproveitou para anunciar que recursos foram alocados no PAC-3 para a pavimentação asfáltica da BR-153 (Transbrasiliana), trecho Erechim – Passo Fundo.
 
Curtas:
# O vereador Eliton Andretta (PMDB) teve aprovado por unanimidade o pedido para que o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) informe sobre data de nomeação e função de um servidor contratado recentemente.
# A iniciativa mereceu destaque na imprensa, mas o nome do servidor não foi citado em nenhum momento despertando a curiosidade.
# Por motivos óbvios os vereadores da situação, e tão pouco da oposição, que são minoria na Câmara de Getúlio Vargas, evitam falar sobre o assunto.
# Eficiente à rádio corredor tem informado ao longo da semana que o cargo comissionado foi concedido a Vilson Barbizan (PTB), ex. vereador e presidente do legislativo local.
# Até o final do governo Tarso Genro (PT), Barbizan foi Coordenador do Sine de Erechim, vinculado a Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social.
# Mas segundo fontes oficiais a rádio corredor errou desta vez, pois a solicitação de informações foi sobre a nomeação de Claudimar Galina como subprefeito do Distrito do Rio Toldo.
# Em relação à contratação de Vilson Barbizan, a confirmação foi dada a este escriba pelo titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
# O secretario Vilmar Soccol (PTB) revelou que o cargo estava em aberto e por ser necessária a fiscalização da coleta seletiva de lixo, a ser implantada, foi necessária a contratação.
# A decisão do Tribunal Regional Eleitoral que cassou o diploma do deputado estadual Gilmar Sossella (PDB) causou surpresa nos meios políticos.
# O julgamento foi realizado na tarde de terça-feira (24) pelo Pleno do Tribunal, e dos seis desembargadores, cinco votaram pela cassação.
# O ex. presidentee da Assembleia foi acusado pelo Ministério Público Federal de coagir servidores do Parlamento Gaúcho para a compra de ingressos no valor de R$ 2,5 mil de um jantar de campanha.
# A defesa de Sossela afirmou que a decisão foi equivocada sem argumentos consistentes para embasar a decisão.
# Como a decisão foi em primeira instância não há necessidade do afastamento do parlamentar trabalhista do cargo e seus advogados buscam reverter a decisão.
# Se a cassação for mantida, os mais de 57 mil votos dados a Sossella  serão considerados nulos, mas isso não afetará a composição da bancada do PDT na Assembleia.
# A deputada Juliana Brizola, que assumiu cadeira no lugar de Gerson Burmam, que foi para a Secretaria de Obras, passa a ser titular e quem assumirá no lugar de Gilmar Sossela será Vinicius Ribeiro, segundo suplente.

Dito & Feito: 
O presidente da Cotrijal Ney César Mânica, integrantes da diretoria e conselho, esteve em Estação na noite de sexta-feira (27). Na oportunidade os dirigentes fizeram uma apresentação da cooperativa de Não-Me-Toque. A Cotrijal vai instalar uma unidade na cidade de Estação, conforme havia sido antecipado pela coluna. O evento foi realizado no CTG Tropilha da Serra e contou com a presença de autoridades locais e regionais, produtores e convidados.

 

Gostou? Compartilhe