Prefeitura renova parceria para realização de cursos profissionalizantes

A ação coletiva entre o município e as entidades deverá realizar de forma adequada e profissional a capacitação das pessoas para o mercado de trabalho, na formação de novos profissionais e incentivo da cooperação.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a intenção de fomentar e incluir pessoas no mercado de trabalho, especialmente os jovens com idade mínima de 16 anos, a Prefeitura de Passo Fundo renovou parceria com SENAI, Lions Clube Passo Fundo, Sindicato das Indústrias do Vestuário (SINDIVEST) e Fundação Educacional de Passo Fundo, para realização de cursos de Iniciação Profissional nas áreas de confecção básica de Costura Industrial e Modelagem Industrial Básica.

A ação coletiva entre o município e as entidades deverá realizar de forma adequada e profissional a capacitação das pessoas para o mercado de trabalho, na formação de novos profissionais e incentivo da cooperação.

Para o gerente de operações do SENAI, Leandro Pinno, a formação de profissionais habilitados e formados por estas entidades qualificará o mercado de trabalho da região. ”É a renovação de uma parceria entre as entidades ligadas à indústria e ao Poder Público, que proporcionam formação profissional, além de ter um caráter social, com o resgate de pessoas em situações de vulnerabilidade, que passam a ter acesso gratuito aos cursos profissionalizantes”, disse.

Os cursos de iniciação profissional terão suas atividades enquadradas no Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que objetiva a capacitação profissional. Os cursos de Qualificação Profissional Básica, serão dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

As entidades deverão formalizar as inscrições dos candidatos aos cursos, contratar instrutores para os cursos, fornecer material de expediente e de limpeza, cooperar na coordenação e controle sobre a realização dos cursos, orientar os instrutores na aplicação da metodologia de ensino, emitir certificados, divulgar os cursos e disponibilizar máquinas e equipamentos, fazendo a manutenção destes.

Gostou? Compartilhe