A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) se tornou uma campanha permanente no Brasil, pela importância de minimizar a contaminação pelo vírus, que pode levar a mulher a desenvolver o Câncer de Colo uterino. Em Passo Fundo, a distribuição das doses iniciará nesta segunda-feira (09).
Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina, que passou a ser para meninas de 9 a 13 anos. De acordo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, a vacinação será feita em todas a unidades de saúde e nas escolas. “A partir da próxima semana, vamos ligar para as escolas e agendar os horários”, ressaltou.
A meta é que sejam vacinadas mais de 4 mil meninas residentes em Passo Fundo. A vacinação consiste na administração de três doses: a primeira neste mês de março; a administração da segunda dose no mês de setembro; e a terceira cinco anos após a primeira dose.
A vacina HPV é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco HPV 6 e 11 e de alto risco HPV 16 e 18. As adolescentes já imunizadas não serão revacinadas e devem apresentar a carteira de vacinação. Gestantes não devem fazer a vacina e se a menina engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto.
Campanha contra HPV inicia segunda-feira
· 1 min de leitura