Todos os anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove ações para integrar os novos acadêmicos e veteranos, e aproximá-los da comunidade local. Pensando nisso, nesta edição, a dinâmica do Trote Solidário propõe que as turmas reúnam livros para doação. Os exemplares arrecadados serão doados a espaços de leituras e bibliotecas comunitárias de bairros de Passo Fundo. A turma vencedora será aquela que arrecadar a maior quantidade de livros no prazo de 25 de fevereiro a 25 de março.
De acordo com a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, a ação coletiva valorizará a leitura em todas as áreas do saber, compreendendo o livro como uma ferramenta de aprendizado, tanto para quem o dá quanto para quem o recebe. Segundo ela, o Trote Solidário tem por objetivo integrar os alunos que chegam à Universidade, ao mesmo tempo em que os sensibiliza quanto à importância do exercício da responsabilidade social. “Esse gesto, além de estimular a leitura e a socialização dos saberes, evidencia a leitura, em todas as áreas do saber, como ferramenta de aprendizado, para todos os envolvidos”, observou.
A turma vencedora participará de uma confraternização especial.
Doações
Os livros podem ser doados até 25 de março. No Campus I, o recolhimento é feito na Biblioteca Central e também na Biblioteca Biomédica, localizada no Campus II, na Faculdade de Medicina.