A menos de um mês para a Páscoa, supermercados, hipermercados e também o comércio, já se preparam para a data. As novidades em cores, tamanhos, formas e acessórios já são vistas nas prateleiras de alguns estabelecimentos e são alguns dos atrativos para os consumidores que estão a procura dos tradicionais ovos de chocolate. Porém, ao contrário do que se imagina, o chocolate não é o único produto escolhido para presentear alguém na data. Segundo o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer, existe cada vez mais pessoas que buscam outros presentes para a Páscoa. “Estamos constatando ano a ano um incremento de produtos alternativos e presentes úteis que não sejam necessariamente o chocolate. São roupas e livros infantis, jogos, brinquedos, entre outros. São produtos que tem se intensificado na colocação da cesta de Páscoa das crianças”, destaca Noer. Com isso, a expectativa é de que o comércio aumente as vendas em até 7% durante o período.
Entretanto, mesmo com a procura por outros produtos, há um item indispensável na mesa dos brasileiros na semana da Páscoa: o peixe. Cardápio preferido durante a Semana Santa, o produto também já começa a ter destaque nas vendas. “Não estamos com expectativas de um grande aumento para esse ano pois já sentimos que as pessoas estão mais cautelosas, mas os mais preparados já estão procurando o peixe”, frisa Nilson Lima, proprietário de uma peixaria no bairro Vergueiro. Ele também afirma que os peixes mais procurados são os filés. “Temos produtos para todos os gostos. Tem o filé de Pescada para quem quer gastar menos, além da Tilápia e da Merluza, que sempre são bem vendidas”, explica Lima.