O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, pretende vacinar cerca de quatro mil meninas, com idade entre 9 a 11 anos contra o papilomavírus humano (HPV). A campanha contra a doença que pode ocasionar o câncer de colo uterino iniciou ontem, em todo o Brasil.
Em Passo Fundo a secretaria disponibiliza 27 salas de vacina, espalhadas pelos bairros. Para facilitar o trabalho, o órgão também pretende vacinar nas escolas. As meninas precisam apresentar autorização de um responsável. Coordenadora do Núcleo, a enfermeira Raquel Schwaab da Silva Carneiro alerta para os riscos da doença. “O câncer de colo uterino é a terceira doença que ocasiona mais óbito entre as mulheres. No ano passado foram 15,3 casos para cada 100 mil habitantes” salientou.
A vacinação consiste na administração de três doses: a primeira neste mês de março; a administração da segunda dose no mês de setembro; e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina HPV é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco HPV 6 e 11 e de alto risco HPV 16 e 18. As adolescentes já imunizadas não serão revacinadas e devem apresentar a carteira de vacinação.