“Um livro é um brinquedo feito com letras”, citando Rubem Alves, a diretora da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosane Werworn, apresentou à comunidade educativa as novas instalações da Biblioteca Pequeno Sábio. A partir das 08h30 dessa sexta-feira, quando teve início a solenidade de inauguração do espaço, os mais de 900 estudantes matriculados na instituição de ensino, voltaram a dispor dos “brinquedos” do acervo escolar.
São livros e periódicos infantis e infanto-juvenis, que podem ser lidos e consultados na própria biblioteca ou pegos de empréstimo, e que, hoje, estão acondicionados em um novo ambiente, localizado em área visível e acessível, no segundo andar do Centro Cultural e Esportivo da Escola. Em seus, cerca de, 80 m², a biblioteca é composta por dois ambientes adequados às faixas etárias dos estudantes que a frequentam.
O espaço infantil foi ampliado e, além de permitir que os livros em formatos e materiais diferenciados, comuns das obras para essa faixa etária, fiquem expostos adequadamente, ele propicia que aconteçam contações de histórias, feitas pelos educadores, e momentos de leitura livre dos estudantes. Já o destinado à literatura infanto-juvenil permitirá que os educandos façam a retirada de obras, pois, para esse público, o espaço de leitura e socialização será externo, o que beneficiará a fluidez do acesso ao acervo e minimizará interferências sonoras, quando a biblioteca estiver sendo frequentada pelas turmas, que semanalmente fazem visitação ao local.
O mobiliário da nova Biblioteca Pequeno Sábio é ergonômico, apropriado para o uso a que se destina e visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes. Por ser envidraçada, ela ainda utiliza iluminação natural, associada à elétrica. O ambiente também poderá ser frequentado pelos demais membros da comunidade educativa, afinal a Rede de Educação Notre Dame empresta livros e periódicos para educadores, colaboradores e responsáveis, além dos estudantes.