OPINIÃO

Fontes em Off - 13/03/2015

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Jornada de Literatura I
O governador José Ivo Sartori, recebeu, no Palácio Piratini, quarta-feira, comitiva da Universidade de Passo Fundo. Na ocasião foi apresentado o projeto da 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. Sartori se pronunciou destacando  o mérito das Jornadas, reconhecendo ser  este um dos maiores debates literários da América Latina. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destaca que a audiência foi extremamente satisfatória. “Apresentamos as reivindicações ao governador, que foi muito receptivo  e sinalizou disposição em  auxiliar. Explanamos vários aspectos concernentes a essa movimentação cultural,  realizada há 34 anos, por intermédio da  UPF e das Jornadas de Literatura”, ressaltou.

Jornada de Literatura II
A próxima Jornada Nacional de Literatura acontece de 28 de setembro a 02 de outubro deste ano. Participaram da audiência o reitor José Carlos Carles de Souza, a coordenadora das Jornadas Tania Rösing, o  chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, o secretário estadual da Cultura Vitor Hugo, o coordenador de projetos especiais de Passo Fundo Edson Nunes e a coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF, professora Munira Awad. 

Doações 
O Instituto Roberto Pirovano Zanatta realizou, na manhã desta quarta-feira, a doação de jogos e brinquedos educativos e musicais para brinquedoteca da Escola de Educação Infantil Berço da Esperança, mantida pela Leão XIII, na Vila Luiza. “Este é um importante gesto que, além do material que nos foi doado, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho feito para a sociedade, pela Leão XIII. Este é um momento bom e gratificante tanto para quem doa, quanto para quem recebe”, disse a coordenadora executiva de programas da Leão XIII, Julmara Castilhos. A coordenadora do Instituto Roberto Pirovano Zanatta, Raquel Pirovano, ressalta que a ação é mais uma forma de promover educação e cultura para as crianças, objetivo principal da organização. A diretora da Escola, Katia Cordeiro Gonçalves, acompanhada da coordenadora do Instituto apresentaram os presentes para as crianças.

Pesquisa
Referência Macroregional em Oncologia, o Hospital da Cidade atua também na área de pesquisas clínicas. O Centro de Pesquisa em Oncologia, desenvolvido em parceria com o CITO (Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica) participa atualmente mais de 20 protocolos de pesquisa na área. Fundamentais para o avanço tecnológico e terapêutico na área da saúde atualização de protocolos de pesquisas clínicas é constante. Para isso, o Grupo de Pesquisa em Oncologia da instituição participou, nos dias 11 e 12 de março, de um encontro de investigadores – Investigator's Meeting – para apresentação de novo protocolo de pesquisa, que passa a ser desenvolvido a partir do próximo mês. O encontro reuniu os principais Centros de Pesquisa em Oncologia do mundo para o desenvolvimento de um estudo clínico em pacientes que apresentem câncer de cabeça e pescoço recorrente ou metastático. Este estudo clínico acontecerá em 15 países, envolvendo 150 Centros de Pesquisa. Espera-se a inclusão de 100 pacientes em todo o Brasil.

Trabalhistas
O número de processos ajuizados na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul segue aumentando ano após ano. Em 2014, a instituição recebeu 172.151 novas ações no primeiro grau, volume 7% superior ao de 2013. Porém, o crescimento acumulado da demanda nos últimos cinco anos já supera 37%. No Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que representa a segunda instância, o número de processos novos ao ano aumentou 24% a partir de 2010. Em 2014, a demanda do segundo grau foi de 58.706 processos – 0,8% a menos que no ano anterior.

 

Gostou? Compartilhe