A direção da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) em Passo Fundo recebeu, ontem, a informação da aprovação do projeto para a construir o novo prédio por parte da Vigilância Sanitária. “Este é um momento muito importante para nós da UFFS, pois com essa aprovação temos quase 90% do processo para dar início à construção concluído”, salienta o diretor do campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias. Em reunião na CRS o diretor do campus, o diretor do curso, Julio Cesar Stobbe, e o coordenador regional de Saúde, Douglas Kurtz, assinaram a liberação na manhã desta quinta-feira (12). O projeto, que tramitava desde o ano passado, precisou de alguns ajustes, apontados pelo engenheiro da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e que foram alterados, resultando na aprovação. Agora, para dar início à construção do primeiro bloco, basta a liberação por parte da Secretaria Municipal de Obras.
“A análise e vistoria por parte da Vigilância são necessárias em virtude dos laboratórios que serão construídos neste primeiro prédio. A aprovação nos deixa contentes, pois todos sabem da análise rigorosa e meticulosa que é feita por este órgão”, comemora Farias. De acordo com ele, após a liberação pela Secretaria de Obras, a expectativa é de que a construção da primeira fase do projeto comece já no mês de abril e seja concluída até outubro deste ano.
Apoio da coordenadoria
Douglas Kurtz, que assumiu a coordenadoria de Saúde no mês passado, reforça que a 6ª CRS é uma apoiadora da instalação da UFFS em Passo Fundo. “Não só para o município, mas para toda a região, a vinda de uma universidade federal, oferecendo o curso de Medicina, é um marco, por isso apoiamos a instalação da UFFS”, declara Kurtz.
Segundo o coordenador, o projeto já tramitava há algum tempo na Coordenadoria, entretanto, quando assumiu, pediu que fosse dada atenção especial para esta análise. “Na semana retrasada tivemos uma reunião com a UFFS, quando foram apontados pelo nosso engenheiro alguns itens que precisavam ser mudados no projeto. Os ajustes foram feitos e projeto foi novamente entregue na Coordenadoria e encaminhado para avaliação e análise, chegando a sua aprovação nesta quinta-feira”, explica o coordenador.
Plano de expansão
Atualmente a UFFS oferece em Passo Fundo apenas o curso de Medicina, mas a ideia é ampliar a oferta de cursos na área de saúde. Em outubro do ano passado o Conselho Comunitário da universidade finalizou o Plano de Expansão. A ideia é implementar no campus, até 2020, mais nove cursos na área da saúde. Entre os cursos a serem abertos estão psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, odontologia e nutrição, que serão oferecidos dentro do perfil da universidade, que é apresentar cursos voltados para a comunidade e com um olhar especial para a saúde pública. Durante este ano o Ministério da Educação deve realizar avaliações, para que em 2016 ou no primeiro semestre de 2017 alguns cursos já passem a ser ofertados.