O Comitê de Enfrentamento à Dengue foi reativado em Passo Fundo, com a presença de diversas entidades, e está trabalhando no combate à doença. Na última semana, estiveram reunidos no auditório da Vigilância em Saúde de Passo Fundo representantes das entidades para discutir conceitos, características e sintomas da dengue e da febre chicungunya, além do número de casos confirmados da dengue e de focos dos mosquitos encontrados no município desde o ano de 2012.
Durante a reunião também foram apresentadas ideias e sugestões em relação às ações para prevenção de ambas as doenças em Passo Fundo e as dificuldades de acesso dos Agentes de Saúde, a falta de conscientização da população em ouvir e aceitar as orientações passadas pelas equipes em relação aos cuidados na prevenção das doenças e a preocupação com a grande quantidade de lixo exposto em terrenos e em vias públicas.
De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivania Silvestrin, os números de focos da doença preocupam. “O levantamento realizado na última quinta-feira (12), apontou a existência de 77 focos de aedes aegypti e 45 focos do mosquito aedes albopictus. Esses números são preocupantes, por isso, pedimos para que a população não mantenha água parada em suas casas, trabalho ou em qualquer lugar”, solicitou Ivania.
Ainda, segundo a responsável pela Vigilância Ambiental em Saúde, Passo Fundo tem registro de um caso confirmado da doença, mas que não foi contaminado no município. “O morador é de Passo Fundo, no entanto, foi contaminado numa região com epidemia de dengue, fora do município”, explicou.
Participaram da reunião as secretarias municipais de Saúde, Interior, Transportes e Serviços Gerais e Meio Ambiente; 7ª Coordenadoria Regional de Educação; Conselho Municipal de Saúde; Hospital Beneficente Dr. César Santos; Pronto Clínica; Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT); Faculdade Anhanguera; 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância Epidemiológica); Hospital São Vicente de Paulo; e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A próxima reunião deve acontecer no dia 24 de março, às 13h30, no auditório da Vigilância em Saúde.