O tempo deve seguir abafado durante os últimos dias do verão. O outono se inicia na próxima sexta-feira, 20 de março, e até lá são poucas as possibilidades de ocorrência de chuva, conforme os dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Na primeira quinzena do mês de março, o acumulado de chuva registrado na Estação é de apenas 10mm. Apenas para o final de semana há indicativos de chuva, mesmo assim de rápida passagem e baixa intensidade.
Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, o verão irá se encerrar com as temperaturas dentro da média. “Nem se compara com a onda de calor do verão de 2013-14. As temperaturas máximas não ficaram acima dos 32ºC”, compara. Além disso, as chuvas que alcançavam volumes acima da média desde o mês de setembro do último ano, tiveram uma diminuição no mês de fevereiro e, especialmente na primeira quinzena de março. “As chuvas ficaram acima da média em dezembro, e janeiro ficou marcado como o segundo com maior volume de chuva desde 1951. Só ficou abaixo de 1996 quando choveu 355mm”, justifica.
O mês de fevereiro fechou com 65% da média esperada de chuva. No entanto, as precipitações que ocorreram foram bem distribuídas. Conforme Sampaio, apesar do baixo volume de chuva registrado na primeira metade de março pela Estação Meteorológica, é possível que em pontos do município e mesmo na região possa ter chovido mais.
Chegada do outono
Sampaio destaca que o outono deve começar com chuva rápida e será precedido por uma semana abafada. “As mínimas ficarão em torno de 18ºC e as máximas não passam dos 32ºC nos próximos dias. Não temos um ar seco na região, mas não há a formação de nuvem. Mesmo em dias com céu nublado as nuvens estão esparsas o que pode causar chuva em pequena quantidade em pontos isolados”, acrescenta. De acordo com ele os meses de março e abril são os que têm as menores médias de chuva do ano. “Em março é de 132mm e a de abril 100mm. Se ocorrer pouca chuva não é anormal”, finaliza.