OPINIÃO

Fatos - 19/03/2015

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alerta
Estamos com todos os requisitos para desencadear uma onde de contaminação pelo mosquito da dengue: Passo Fundo já registrou casos importados da doente, tem o maior número de focos de mosquito e de larvas encontrados, o maior número de mosquitos adultos, muito lixo espalhado e pouco cuidado por parte da população com água limpa depositada em recipientes diversos. O município também está na lista dos que podem desenvolver uma epidemia, segundo o Ministério da Saúde e o Comitê de Emergência já foi acionado pelo município. No entanto, nenhuma ação maior dos órgãos oficiais será suficiente se cada um não fizer a sua parte. E ela consiste em não permitir o acúmulo de água limpa e se a sua casa e arredores estiver limpa, sem acúmulo de lixo. O lixo, aliás, tem sido um dos responsáveis pela proliferação do mosquito. A situação é preocupante e está mais do que na hora de todos se ligarem nas consequências. A responsabilidade é solidária.

Conselhão
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), presidido pelo professor Ginez de Campos, que tem cerca de 50 membros titulares, está em fase de renovação, porque encerrou o mandato de dois anos. A maioria deve permanecer, mas alguns já solicitaram substituição por razões diversas. Depois do ajuste, o Conselhão voltará a cumprir sua agenda. Lembrando que passou pelo Conselho a decisão de conceder ao Gaúcho o uso do Ginásio Teixeirinha pelo período de 20 anos. Este é um espaço importante de participação popular, embora elas sejam apenas indicativas e não deliberativas.

Meio Ambiente
O Gesp participou ontem de uma reunião na Comissão de Bem Estar Social da Câmara e chamou atenção do Poder legislativo para que se pronuncie sobre a invasão da área às margens da Barragem da Fazenda. Os vereadores decidiram criar uma Frente Parlamentar Mista para debater questões ambientais e recursos hídricos. Para Paulo Cornélio, a reunião significou avanço.

Envolvimento
A Câmara também vai formar uma comissão para acompanhar mais de perto a situação do aeroporto. Até agora, havia uma movimentação isolada de vereadores, especialmente os que compõem a Mesa Diretora. A decisão de constituir uma comissão é nova e representa dizer que Legislativo se envolve diretamente no tema, como Poder constituído. Tem outro peso.

Demissão
Não foi Pepe Vargas, mas Cid Gomes, o primeiro a deixar o ministério da presidente Dilma Rousseff, dois meses e meio depois de assumir para o segundo mandato. As declarações feitas por ele de que no Congresso existem “400 ou 300 achacadores” inflamou os parlamentares contra o Governo. No final da tarde de ontem, não deu outra, Gomes deixou a Educação. O PMDB chegou a ameaçar deixar base aliada. O PMDB, mais uma vez. Está dando as cartas.

 

 

Gostou? Compartilhe