O outono inicia na próxima sexta-feira (20), às 19h45, e já chega mostrando uma das suas principais características: a queda brusca de temperatura. De acordo com a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, haverá um declínio a partir de sábado, e as temperaturas mínimas devem ficar entre os 10ºC e 12ºC até a metade da próxima semana. A estação, que é de transição para o inverno, também deverá ser marcada pela formação de nevoeiro, geadas fracas, mas também pelo veranico de maio.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, as temperaturas deverão declinar a partir de sábado (21), mas não será um frio significativo, e sim uma característica do outono. “As temperaturas não vão declinar tanto assim. O ar frio que chega no sábado deverá fazer com que as temperaturas entrem em declínio principalmente no domingo, segunda e terça. As mínimas ficarão entre os 10ºC e 12ºc e as máximas 24ºC”, revelou Sampaio.
As quedas bruscas de temperaturas são características do outono. “Numa tarde pode fazer 28ºC e na manhã seguinte 12ºC. É comum nesta estação entrar massas de ar de origem polar e provocar quedas de temperatura”, justificou o observador meteorológico.
Esta estação também é marcada pela formação de nevoeiro e por geadas de fraca intensidade. O outono abrange características comuns ao verão e ao inverno. O veranico de maio é outra particularidade desta estação com temperaturas elevadas. Os últimos dias de verão terminam com temperaturas altas. Nesta quinta e sexta-feira, as mínimas devem girar em torno dos 18ºC e as máximas podem chegar aos 30ºC. Não há previsão de chuva.