Autorizado início da 1ª etapa das obras do Parque e Banhado da Vergueiro

As ruas serão pavimentadas com blocos intertravados de concreto, para garantir a permeabilidade do solo. Deverão ser instalados nas vias, limitador de altura, que permitirão somente o fluxo de veículos leves e de pequeno porte.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo realizará uma importante obra de revitalização do Parque Ambiental do banhado da Vergueiro. O prefeito Luciano Azevedo autorizou nessa sexta-feira (20) o início da primeira etapa de obras desta área de preservação de espécies de fauna e flora e lazer, localizada na região central da cidade de Passo Fundo.

“Vamos dar início à primeira fase do projeto. Logo, devolveremos à comunidade esta área verde, revitalizada e transformada em um lugar aprazível, de lazer e de preservação das espécies”, frisou Luciano.  Esta primeira etapa da obra será a estruturação das vias de acesso ao parque (ruas internas e entorno), permitindo o controle e limpeza das áreas lindeiras, além de permitir acesso aos bairros Fátima, Annes e Vera Cruz.

Na obra será realizado a abertura das ruas Thomé Mendes e Senador Vergueiro, que já constam com a concordância do Ministério Público e com rede de água concluída pela Corsan. As ruas serão pavimentadas com blocos intertravados de concreto, para garantir a permeabilidade do solo. Deverão ser instalados nas vias, limitador de altura, que permitirão somente o fluxo de veículos leves e de pequeno porte.

A secretária de Planejamento Ana Paula Wickert, diz que a obra de revitalização atenderá um padrão de parque de preservação. “O projeto do banhado da Vergueiro estará inserido no conceito de parque de preservação, como uma forma de proteger a área verde existente e preservar a flora do local”, disse

Conforme o projeto, está programada uma ciclovia no entorno da praça. O parque deverá ser cercado e com horários determinados para abrir e fechar. A Prefeitura de Passo Fundo implantará após a conclusão, programas de educação ambiental e visitação, instalação de brinquedos para as crianças, trilhas e passarelas sob o banhado e preservação integral das nascentes.

O investimento nesta etapa da obra será de aproximadamente R$ 265 mil, provenientes do fundo de Gestão compartilhada entre a Prefeitura de Passo Fundo e CORSAN.

Gostou? Compartilhe