Sinduscon comemora aniversário

Entidade celebra os 29 anos com a ampliação de sua base territoria

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há exatamente 29 anos era criado em Passo Fundo um sindicato patronal que tinha por principal objetivo, representar a categoria do setor mobiliário e da construção civil. Nascia o Sinduscon, Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo. Uma iniciativa que surgiu de encontros semanais no clube Juvenil de Passo Fundo, por um grupo conhecido informalmente na época como “Clube dos Executivos” e formado por lideranças como Gilson Grazziotin (in memorian), Eduardo Mattevi, Cezar Raimundo Bilibio, entre outros.

Desses encontros, surgiu a Comissão Pró-Associação das Empresas na Construção e Mobiliário de Passo Fundo, era o ano de 1980. Pouco tempo depois em 1981, era criada a Associação das Empresas na Construção e Mobiliário de Passo Fundo. Por cinco anos, foram realizadas inúmeras viagens a Brasília, além de encontros com lideranças sindicais em Porto Alegre e articulações políticas com as principais forças da época. Nessa época, a cidade contava com pouco mais de 80 mil habitantes, mas já se destacava como importante polo de saúde, educação e serviços.

Em 21 de março de 1986, o Ministério do Trabalho pelo então ministro Almir Pazzianotto Pinto, concedeu a Carta Sindical ao Sinduscon. A primeira sede da entidade foi na Avenida Brasil, 71, galeria central, na sobre loja, em Passo Fundo. O empresário Eduardo Mattevi foi o idealizador e primeiro presidente do Sinduscon. Mattevi liderou a entidade por dois mandatos: de 1986 a 1990. Época de estruturação, consolidação e lançamento das bases da entidade. Quase Três décadas depois da criação do sindicato, a entidade tem na sua galeria de presidentes engenheiros, arquitetos, empresários da indústria da construção do município, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da entidade e da cidade de Passo Fundo. Recentemente, o Sinduscon aumentou sua base territorial. Hoje, o sindicato conta com 115 associados e atende 29 municípios da região, dentre eles Marau e Carazinho.

A nova sede

A nova sede do Sinduscon esta localizada na rua Dr. Álvaro Severo de Miranda, nº 1066 no loteamento Cidade Nova.  A edificação terá 10 andares e uma área total de mais de quatro mil m2. No térreo, os mais de 300 m2 serão para receber exposições e encontros de arte. Logo acima no mezanino, alunos da construção civil e do moveleiro terão um lugar com salas para cursos de capacitação. Acima do mezanino sete pavimentos, de 333 m2 cada um, terão a possibilidade de ter até quatro salas por andar. Os dois últimos pavimentos de 380 m2 cada, vão ser utilizados pelo Sinduscon. Um terá a parte administrativa com sala de reuniões e vista para a cidade de Passo Fundo. Terá também um auditório para 50 pessoas. O outro na cobertura receberá uma ampla cozinha e salão de festas. Para o presidente do Sinduscon, engenheiro civil Plínio Humberto Donassolo, “esse é um empreendimento grandioso, que requer esforço da diretoria, de associados e parceiros. Mas é uma obra que reforça a importância do setor da construção civil e toda a cadeia produtiva. A cidade e a região de Passo Fundo ganham e muito, com o que será disponibilizado aqui”. Afirmou.

 

 

 

Gostou? Compartilhe