Após sete reuniões com o Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) sobre as propostas de reajuste salarial, a Prefeitura afirma que, segue aberta ao diálogo, porém, não quer criar falsas expectativas nos servidores.
“Nos últimos dias concentramos nossos esforços nas negociações com o sindicato e fizemos o que estava ao nosso alcance para tentar chegar a um acordo. Chegamos ao nosso limite em relação ao índice de reposição salarial”, observou neste domingo (22) o procurador-geral do Município, Adolfo de Freitas. A proposta do Executivo foi de 7,7% de reajuste a partir de março e estendido ao vale alimentação.
“Mesmo com a conjuntura econômica desfavorável para todos os municípios, conseguimos avançar na proposta para os servidores e chegar a um número superior ao maior índice de inflação do país. Esse é o investimento mais importante do Município, mas não temos como ultrapassar o índice oferecido”, ressaltou o secretário de Finanças, Gilberto Bedin.
Votação na terça-feira
Na sexta-feira (20), a categoria paralisou as atividades e ficou concentrada em frente a Prefeitura de Passo Fundo. O Simpasso sugere que o município gaste menos com cargos de confiança e terceirizações para que consiga conceder aumento aos servidores municipais. “O Executivo falou que a capacidade máxima financeira orçamentária do município era de 5%, mas em menos de quatro dias chegou a um percentual de 7,7%. Entendemos que a prefeitura tem capacidade para evoluir nesta discussão. Não adianta se esconder atrás de uma certidão do Tribunal de Contas, que de certa forma mascara, e autoriza o número excessivo de terceirizados e de cargos em comissão, que hoje totalizam 280 cargos”, argumentou o diretor do Simpasso, Marcelo Ebling. As manifestações continuam nesta segunda-feira (23), com dois momentos de atos marcados: um para as 11h e outro às 15h30, em frente à prefeitura.
Na terça-feira (24),, será realizada uma assembleia com os servidores, onde será votado se a categoria aceita ou não os 7,7% oferecidos pelo Município. De acordo com a Secretaria de Administração, a folha de pagamento está em aberto e será gerada apenas na terça, após a decisão dos servidores.