Creche Noturna ainda tem inscrições abertas

O espaço foi inaugurado no início do mês de março, porém, o número de vagas ainda não foi atingido pois nem todos os pais se encaixam nos requisitos estabelecidos pela Prefeitura

Por
· 2 min de leitura
Espaço destinado ao Cemani, na Fundação Lucas Araújo, foi todo reformado conforme as necessidades da CrecheEspaço destinado ao Cemani, na Fundação Lucas Araújo, foi todo reformado conforme as necessidades da Creche
Espaço destinado ao Cemani, na Fundação Lucas Araújo, foi todo reformado conforme as necessidades da Creche
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ainda no mês de julho do ano passado, a notícia de que Passo Fundo passaria a contar, a partir do início deste ano, com um  Centro Municipal de Atendimento Noturno à Infância (Cemani), deixou muitos pais que trabalham no turno da noite aliviados. Porém, desde o anúncio da Prefeitura, houve baixa adesão. Inicialmente foram disponibilizadas 25 vagas, entretanto, na inauguração prevista para o início do mês de março, apenas 10 crianças estavam matriculadas e, atualmente, o Centro está funcionando em caráter experimental. O que acontece, conforme a coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação Infantil (SME), Fabiane Placedino, é que a procura existe, mas muitas pessoas não se encaixam no critério estabelecido para matricular as crianças. “Estamos atendendo gradualmente porque o período de adaptação com a criança é diferente, especialmente no turno da noite. Além disso, a demanda existe, mas muitos pais não se encaixaram no atendimento oferecido”, explicou.

A iniciativa é inédita no Brasil e busca atender crianças de seis meses até seis anos de idade. A Fundação Lucas Araújo, entidade que firmou convênio com a Prefeitura para ceder o espaço, realizou todas as mudanças necessárias para o funcionamento do Centro, conhecido popularmente como creche noturna. Os dormitórios foram adaptados e passaram por reformulações conforme a idade dos inscritos. Além disso, toda a estrutura de móveis foi adaptada e um novo refeitório foi construído para atender às necessidades da Creche. O espaço funciona das 19h às 7h e, além da assistência na hora de dormir, as crianças participam de atividades lúdicas acompanhadas por um pedagogo. Com isso, Fabiane também acredita que os pais terão mais confiança na entidade e buscarão o serviço. “Agora a comunidade está vendo onde e como o Centro funciona, viu que é em uma instituição renomada na cidade e que fez todas as adaptações necessárias para atender essas crianças. Então é agora que os pais estão ficando mais seguros e procurando informações”, ressaltou a coordenadora.

Profissionais capacitados
Antes de receber às crianças, as equipes compostas por um pedagogo, um vigilante, um cozinheiro, um servente e monitores, passaram  por uma semana intensa de capacitação com palestras, debates e orientações. Entre os temas abordados estavam alimentação saudável na infância, segurança do trabalho, noções de primeiros socorros, higienização de ambientes,  recreação e a importância do brincar, reflexões sobre o sono, uso da chupeta e da mamadeira e uma palestra sobre Relações afetivas na adaptação da criança em novo ambiente.

Inscrições
As inscrições ainda podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, de segunda à sexta-feira das 08h30 até às 11h e das 13h30 às 18h30. Os pais devem estar portando a certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança, carteira de vacinação e também seu documento de trabalho, que comprove o expediente noturno. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone (54) 3316-7100.

Gostou? Compartilhe