A Escola de Hackers, iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, oportuniza um espaço para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico matemático para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Passo Fundo. A aula inaugural de mais uma edição da Escola de Hackers será realizada no próximo dia 30 de março, às 14h, no auditório do prédio B5 da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Toda a comunidade está convidada a participar da abertura dos trabalhos, com o ativista de software livre e colaborador e fundador da Fundação Software Livre na América Latina, Alexandre Oliva. O convidado especial para a aula inaugural também é doutorando na UNICAMP.
De acordo com o coordenador da Escola de Hackers, o professor doutor Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa é única no país, apenas países como Inglaterra e Estados Unidos oportunizam o ensino. “A Escola de Hackers é um projeto viável, que coloca Passo Fundo numa posição de vanguarda. É importante tornarmos possível a atividade de programação como uma prática curricular, já que estudos comprovam que os alunos que desenvolvem a programação têm desempenho 30% superior em todas as demais disciplinas”, contou o coordenador. Adriano explica ainda que o hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, sendo movido pela criatividade para melhorar o mundo com sua atuação.
Com sucesso de participação na edição do ano passado, em 2015 serão formadas novas turmas de 15 alunos, que aprenderão a operar programas com a linguagem Scratch. Entre as novidades, os alunos que se destacaram na primeira edição do projeto poderão participar da Escola de Hackers Avançada, com o intuito de desenvolver habilidades e competências em robótica educativa livre.
Espaço para a Educação Infantil
Outra novidade é o Berçário de Hackers, desenvolvido para alunos de 5 e 6 anos da Educação Infantil, que terão noções básicas de programação de computadores utilizando tablets.
O ensino
As aulas serão acompanhadas por professores e ministradas por estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação das instituições de Ensino Superior parceiras (UPF, IMED e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).