Mãe da à luz a trigêmeos no Hospital da Cidade

Gravidez, considerada de risco, foi acompanhada pela equipe multiprofissional da instituição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O cuidado e o carinho com os bebes é sentido desde a porta do quarto. As três camisas do Grêmio mostram duas paixões dos pais, o time de futebol e os filhos recém-nascidos. Casados há 17 anos, Deolir e Rodrigo Girardi tinham em comum o desejo de se tornarem pais “a gente casa, organiza a vida e o sonho de toda a família é ter um filho, nem seja um” conta Rodrigo, que é vereador na cidade de Frederico Westphalen.

Deolir e Rodrigo, agora, realizaram o sonho. São pais de trigêmeos. A gravidez foi acompanhada pela equipe do Hospital da Cidade que, no último domingo também acompanhou o nascimento de João, Francisco e Bento “Foi montada uma estrutura diferenciada no Bloco Cirúrgico do HC para atender este parto. Até por que se tratou do nascimento de três crianças. Necessitamos de três enfermeiros, três pediatras, uma equipe médica auxiliar estruturada e capacitada para atender o caso. Todos bastante motivados e envolvidos com o caso, gestação acompanhada desde o pré-natal” explica a enfermeira obstetra Josiele Carlotto.

A estrutura à disposição – duas novas salas de parto, sala de cesáreas, sala de pré-parto e sala de recuperação pós-cirúrgica – aliada ao atendimento multiprofissional e interdisciplinar de equipe especializada contribuiu para o sucesso do procedimento, considerado de risco “Aqui no hospital nós só temos a agradecer, foi tudo maravilhoso. Não podemos fazer distinção de nenhum setor, vai ser uma história pro resto da vida” conta o casal.

O pai, emocionado, conta como foi o processo desde a descoberta da gravidez, até o nascimento dos gêmeos “O pré-natal foi realizado no HC, vínhamos 2 a 3 vezes por mês. Há dois meses nos mudamos para Passo Fundo.”explica Rodrigo. O nome dos filhos surgiu a partir de uma promessa realizada pelos pais “Um dia eu escrevi no facebook o nome dos meus filhos, aquilo na comunidade mexeu com todo mundo”. Agora, Francisco, Bento e João serão recebidos pela cidade de Frederico Westphalen, onde já são conhecidos com ‘papinhas’, apelido alusivo aos nomes escolhidos pelos pais, iguais aos dos últimos três papas.

À espera dos trigêmeos
Há cerca quatro anos o desejo por ter filhos se intensificou e o casal buscou ajuda médica. O procedimento de fertilização in vitro inicou há cerca de dois anos, desde então, foram realizadas quatro tentativas em uma clínica de Passo Fundo “O médico nos disse que a chance de três embriões fecundarem era como ganhar na loteria, quase impossível” explica o pai.

A cidade de Frederico Westphalen, que nunca teve um caso de trigêmeos, agora se mobiliza para receber a nova família, que deve chegar ao município em alguns dias. Antes disso, Deolir, Rodrigo e os trigêmeos recebem os cuidados necessários para a recuperação no Hospital da Cidade de Passo Fundo “A equipe está realizando suporte psicológico aos pais, por que é necessária uma estrutura diferenciada para cuidar de três crianças. Eles estão recebendo orientações sobre amamentação, higiene e os cuidados necessários para o desenvolvimento saudável dos trigêmeos” explica a enfermeira obstetra Josiele Carlotto.

Os bebês seguem internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do HC, que atende a recém-nascidos de zero a 28 dias de vida. A estrutura de atendimento e equipe especializada também são fundamentais ao processo de recuperação dos bebês prematuros.  A unidade conta com oito leitos em funcionamento, que atendem a todos os convênios. O atendimento na UTI Neonatal é realizado através de uma equipe multidisciplinar, que envolve médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, além da equipe de residência médica.

Gostou? Compartilhe