O Ecoponto, administrado pela Prefeitura de Passo Fundo, recebe pneus usados e encaminha para uma entidade especializada na coleta e destinação final deste material. Cerca de 14 toneladas de pneus são descartadas por semana, principalmente, por empresas e borracharias. A logística reversa evita que milhares de pneus sejam depositados irregularmente no meio ambiente. Os pneus são armazenados em um pavilhão coberto e fechado. O Ecoponto, que já foi alvo de inúmeras denúncias em anos anteriores devido a exposição de pneus ao ar livre ou por superlotação, hoje está melhor organizado. O funcionário responsável, Mário Iaione, estima que, atualmente, cerca de 5 mil pneus estão armazenados no pavilhão. Os pneus estão empilhados de forma ordenada e por tamanho. “Esta organização facilita no momento de carregar o material no caminhão que busca os pneus uma vez por semana”, explicou Iaione.
O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, explicou que o Ecoponto faz a armazenagem temporária e, posteriormente, destina para uma associação das empresas fabricantes de pneus que busca o material em Passo Fundo para realizar o ciclo sustentável. “A Reciclanip faz a coleta e realiza a destinação final. O material é reutilizado para geração de energia, laminação, asfalto, entre outras formas de destinação. A maioria dos pneus é encaminhada para Curitiba e São Paulo”, revelou Astolfi.
O Ecoponto contribui para o meio ambiente. Um pneu costuma demorar mais de 150 anos para se decompor. “Além de efetivar a política reversa, evitamos que estes pneus acabem nos rios, córregos e terrenos baldios. Também acaba evitando a proliferação de diversos vetores, principalmente o mosquito da dengue, porque estes pneus ficam protegidos em local coberto e porta fechada”, salientou o secretário de Meio Ambiente. As pessoas que fazem o descarte no Ecoponto são registradas. Cerca de 100 profissionais estão cadastrados. Qualquer pessoa pode fazer o descarte no local. Outras informações pelo telefone (54) 3311-5494 da Secretaria do Meio Ambiente.
Para onde o pneu vai?
Após coletado, o pneu é triturado e pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
Fonte: Reciclanip