Lavanderia reutiliza 60% da água

Além disso, realiza-se a captação da água pluvial, utilizando esse recurso para minimizar a adução de água natural.

Por
· 1 min de leitura
Nova lavanderia gera grande economia de água e energiaNova lavanderia gera grande economia de água e energia
Nova lavanderia gera grande economia de água e energia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, tem em sua missão buscar soluções e prover serviços em saúde de forma sustentável, para melhorar a vida das pessoas. Com este foco, a instituição, além de pensar na saúde do ser humano, também preocupa-se com o cuidado do meio ambiente. Dentro dessa proposta investe em empreendimentos sustentáveis, como a nova Lavanderia, situada no Bairro Berthier. Lá, 100% dos efluentes líquidos são tratados, visto que, 60% da água é reutilizada nos processos da lavanderia. Além disso, realiza-se a captação da água pluvial, utilizando esse recurso para minimizar a adução de água natural.

Com as atividades iniciadas em julho de 2014, a Lavanderia do HSVP processa em média 5.534 kg de roupa por dia, tendo uma média anual de 1.992.595 kg . Conforme a gestora Adriana Vigo, o empreendimento alia alta tecnologia e sustentabilidade que beneficiam o hospital e o meio ambiente. Ela informa que as novas máquinas tornaram mais ágeis e seguros o processo de lavagem. “A lavanderia está operando com 72% de sua capacidade instalada, com grande economia de água, o principal ingrediente utilizado no processo de lavagem e desinfecção das roupas. Desta forma, as máquinas modernas e os processos adequados comprovam a redução na quantidade da água”, ressalta Adriana, reiterando ainda que toda a água passa pelo processo de tratamento e 60% desta retorna para a lavagem.

A economia de água e as vantagens para o meio ambiente se refletem nos números. Segundo Adriana, a nova Lavanderia gera um economia de 98.330 litros de água por dia. “O consumo mensal médio de água usado nas instalações antigas era de 4.848 m³ e com a nova passou para 3.416 m³. Destes, 1.518 m³ são provenientes de água de reuso, tratada na Estação de Tratamento de Efluentes, que fica localizada na nova sede da Lavanderia, sendo que dos 4.848 m³ foram retirados da natureza apenas 1.898 m³, resultando em uma redução de 2.950 m³ por mês”, explica.

“A redução do consumo de água traz benefícios para todos. Vemos que há lugares do país que já estão passando por situações difíceis em função da crise da água, por isso pensamos em economizar sempre, para que não venhamos sofrer com esse problema”, conclui Adriana. Ela destaca ainda que na Lavanderia, os espaços amplos, arejados e com alto índice de claridade também geram economia de energia.



Gostou? Compartilhe