Sair de vez em quando da linha, quase todos fazem, mas, quando se trata de dieta, a culpa e as consequências logo aparecem.
A culpa vem pelo fato da pessoa se recriminar por não ter resistido a “tentação”, ou por responsabilizar alguém ou alguma coisa pelo deslize.
Compensação Alimentar, a meu ver, nada mais é do que uma tentativa ilusória (porem sustentada pela racionalidade) que as pessoas usam para justificar para si mesmas um erro ou um deslize cometido.
Essa tentativa baseia-se em fazer algo positivo que de alguma forma venha encobrir ou justificar esse erro.
Não concordo e não compartilho com esta orientação, pois o compensar o extra de calorias com uma dieta com alimentos depurativos e ou diuréticos por exemplo, acaba por desfazer uma sequência de rotina e deixar furos no sistema de digestão e atrapalhando a ativação do metabolismo.
O corpo humano é realmente fantástico, ele vive em uma eterna auto-regulação que cuida para que tudo esteja em equilíbrio.
É muito importante que você mantenha o ritmo.
Existem pessoas que comem uma fruta para justificar a “falha” de ter comido um bom pedaço de bolo de chocolate, ou que tomam bastante suco natural para compensar os litros de refrigerantes que bebeu em uma noite de festa. Outras comem muita salada após ter ingerido um grande prato de feijoada. Isso tudo também nada mais é do que a Compensação Alimentar.
Não tente compensar um deslize alimentar com um “presente” para você mesmo.
O correto é fazer uma auto-avaliação e escolher o que realmente tem importância, se é a saúde ou a realização das vontades pessoais que podem prejudicar o corpo.
A primeira providência retornar à alimentação saudável.
A segunda NEGOCIE, um prato permitido ou prato programado, que funciona da seguinte maneira: programe com antecedência o que queres comer ou beber, quando vais fazer isso, quanto queres comer ou beber e onde vai ser feito este excesso. Assim fica muito tranqüilo, pois fica claro que havendo uma negociação antes, a pessoa fica convicta do que ela quer e fazer se livrando da culpa.
A Reeducação Alimentar ensina o aprender a comer e manter um peso adequado e ser saudável, sem restrições, este é o Meu Lema e o Meu Trabalho.