O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes completou 25 anos na terça-feira (24). Para comemorar, os profissionais da instituição preparam uma atividade especial para pacientes e funcionários “Os pacientes se prepararam durante a semana para a festa realizada hoje. É um momento sempre muito aguardado por eles” conta a psicóloga Elsa Tallamini. A atividade foi realizada na quarta-feira (25).
As atividades de preparação da festa começaram ainda no inicio da semana, com a confecção da decoração “o objetivo é proporcionar um momento de integração entre os pacientes e equipe. Os pacientes se beneficiam bastante deste momento que proporciona lazer e integração”, explica a enfermeira Cláudia Furini. O HPBM é referência em assistência psiquiátrica e atende atualmente pacientes de 47 municípios da região, abrangidos por três coordenadorias de saúde.
Através de uma abordagem Multiprofissional, o HPBM presta atendimento nas áreas de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição e Farmácia, a partir de avaliação e prescrição médica. Durante a trajetória da instituição, a comunidade sempre teve papel fundamental “O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes sempre teve uma ligação muito forte com a comunidade. A finalização de uma das unidades, por exemplo, teve a colaboração da comunidade. É um hospital, também, que atende situações que são de difícil resolução em outros locais” explica Elsa.
Idealizado por Helena Engelsing Langaro, ainda na década de 80, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes foi inaugurado em 24 de março de 1990 como instituição privada de caráter filantrópico. Integrante do complexo Hospital da Cidade de Passo Fundo desde 1993, o HPBM proporciona atendimento integral em saúde e é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais e transtornos recorrentes do uso de substâncias psicoativas. Juntamente com o Hospital da Cidade, forma um dos maiores complexos hospitalares do Rio Grande do Sul.