O mês de março de 2015 pode registrar o menor acumulado de chuva dos últimos 64 anos, caso as previsões de chuva para o domingo e segunda-feira não se concretizem. A Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet registrou apenas 15mm de chuva, até às 9h de sexta-feira, após a passagem de uma área de instabilidade. Mesmo assim, ainda não se pode considerar que a região passa por uma estiagem. O final de semana deverá ter sol, temperaturas mínimas amenas durante a madrugada e possibilidade de chuva a partir de domingo.
O observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio explica que a média histórica de chuva no mês de março é de 135mm e, até o momento, o mês está se confirmando como o de menor quantidade de chuva nos últimos 64 anos. “Até então, choveu 30mm em 1997 e 25mm em 2004 nesses anos com essa quantidade de chuva houve estiagem, mas esse ano não dá pra considerar uma estiagem e sim um período com pouca chuva”, diferencia. Sampaio explica que o ano de 2014 terminou com volume de chuva acima da média e o ano de 2015 também têm registrados bons volumes de precipitação. A área de instabilidade que chegou à região na quinta-feira (26) foi responsável por uma chuva de apenas 5mm, registrada na Estação Meteorológica. No entanto. Sampaio destaca que podem ter ocorrido pancadas de maior volume em outros pontos.
Previsão
As temperaturas máximas, que estavam se mantendo entre 28ºC e 30ºC, foram amenizadas na quinta e sexta-feira. No sábado devido a um ar frio e seco que chega a nossa região o sol volta a predominar a partir da tarde. Pela manhã ainda pode ter formação de nevoeiro. A mínima vai ficar próxima dos 16ºC e a máxima não deve passar dos 26ºC. No domingo o dia fica parcialmente nublado a nublado. Devido a possibilidade de chuva na divisa com Santa Catarina, precipitações também podem ocorrer aqui. A mínima no domingo pode chegar a 14ºC e a máxima aos 26ºC. A semana pode começar com tempo instável, pancadas de chuva e trovoadas. Essas condições devem permanecer até terça-feira. Sampaio destaca que até o momento não foram divulgados os prognósticos climáticos para o outono. Até fevereiro se confirmava a ocorrência do fenômeno El Niño, no entanto ainda não se sabe se ele continuará atuando nesta nova estação.
Baixa umidade e alta nas temperaturas
A umidade do ar tem se mantido baixa, principalmente nas tardes dos dias limpos. Sampaio explica que em algumas tardes a umidade ficou entre 35% e 40%. Além disso, até o dia 26 de março as temperaturas médias ficaram 2ºC acima da média. “Como viemos de uma estação quente, qualquer manhã com temperaturas mais baixas já são sentidas. Daqui pra frente, usar um agasalho é normal”, conclui.