Cada dia, um significado

Celebrações e comemorações da Semana Santa começaram ontem, com a missa do Domingo de Ramos

Por
· 2 min de leitura
Domingo de Ramos reuniu centenas de pessoas na CatedralDomingo de Ramos reuniu centenas de pessoas na Catedral
Domingo de Ramos reuniu centenas de pessoas na Catedral
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde ontem os católicos estão vivendo a semana mais importante de fé e devoção, que é o período que lembra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, cada um dos dias da chamada Semana Santa, tem um significado especial. Também é neste período que um maior número de pessoas procura as paróquias em busca de realizar sua confissão. O momento é de celebrações diárias e grande participação da comunidade.

As atividades começaram ainda ontem (domingo) com a celebração do Domingo de Ramos, que representa a entrada de Jesus Cristo no Templo, sendo aclamado com ramos pelo povo, e o início de sua caminhada até a morte e ressurreição. Hoje, segunda-feira, dá-se início ao Tríduo Penitencial, que segue até quarta-feira. “O Tríduo acontece na segunda, terça e quarta-feira, com celebrações nas comunidades. Em nível de Arquidiocese, na quarta-feira, na Catedral, acontece a bênção dos santos óleos, que serão usados nos sacramentos durante todo o ano e também neste dia os sacerdotes, junto com o arcebispo, renovam seu compromisso sacerdotal perante a comunidade”, explica o padre Darcy De Carli.

Na quinta-feira é celebrado o dia da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Lava-pés. “Acontece isso no sentido de trazer presente Jesus que se coloca à serviço de todos, especialmente este ano, em que a Campanha da Fraternidade com o leva de servir e não ser servido”, destaca o padre. Na Sexta-feira Santa, é celebrada a Paixão e Morte do Senhor, “que é a entrega total por amor a nós, quando Jesus entrega a sua vida”, salienta padre Darcy. Neste dia, ocorrem representações da Via Sacra e também da Paixão em várias paróquias de Passo Fundo, dentre elas a Catedral Metropolitana. O dia é ainda dedicado À colheita da marcela e bênção desta e de outras ervas medicinais.

No Sábado Santo, a celebração é a Vigília Pascal. “Essa é celebrada como a mãe de todas as vigílias. É a noite santa da Páscoa da ressurreição de Jesus, onde se acende o Fogo Novo, que recebe a bênção. É a luz do mundo, Jesus, que nunca se apaga em nossas vidas. E é a noite que abençoamos a água do Batismo e para que as pessoas podem levar para casa”, ressalta. É comum que neste momento as pessoas levem água e velas de casa para ser abençoadas.

Programação na Catedral Metropolitana

Tríduo Penitencial

30 e 31 de março – missa às 18h

1º de abril – missa às 16h

 Quinta-feira Santa (2/4)

20h - Missa comemorativa à instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com rito do Lava-pés. Após a missa, haverá Adoração ao Santíssimo

 Sexta-feira Santa (3/4)

9h – Via Sacra e bênção das ervas medicinais

10h30 – Via Sacra com a participação dos catequizandos e bênção das ervas medicinais

15h – Celebração da Paixão

16h – Procissão do Senhor Morto

20h – Encenação da Paixão

Sábado Santo (4/4)

20h – Missa Vigília Pascal

Domingo da Páscoa do Senhor (5/4)

Missas às 7h30, 9h, 10h30, 18h e 20h

Gostou? Compartilhe