Desde ontem os católicos estão vivendo a semana mais importante de fé e devoção, que é o período que lembra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, cada um dos dias da chamada Semana Santa, tem um significado especial. Também é neste período que um maior número de pessoas procura as paróquias em busca de realizar sua confissão. O momento é de celebrações diárias e grande participação da comunidade.
As atividades começaram ainda ontem (domingo) com a celebração do Domingo de Ramos, que representa a entrada de Jesus Cristo no Templo, sendo aclamado com ramos pelo povo, e o início de sua caminhada até a morte e ressurreição. Hoje, segunda-feira, dá-se início ao Tríduo Penitencial, que segue até quarta-feira. “O Tríduo acontece na segunda, terça e quarta-feira, com celebrações nas comunidades. Em nível de Arquidiocese, na quarta-feira, na Catedral, acontece a bênção dos santos óleos, que serão usados nos sacramentos durante todo o ano e também neste dia os sacerdotes, junto com o arcebispo, renovam seu compromisso sacerdotal perante a comunidade”, explica o padre Darcy De Carli.
Na quinta-feira é celebrado o dia da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Lava-pés. “Acontece isso no sentido de trazer presente Jesus que se coloca à serviço de todos, especialmente este ano, em que a Campanha da Fraternidade com o leva de servir e não ser servido”, destaca o padre. Na Sexta-feira Santa, é celebrada a Paixão e Morte do Senhor, “que é a entrega total por amor a nós, quando Jesus entrega a sua vida”, salienta padre Darcy. Neste dia, ocorrem representações da Via Sacra e também da Paixão em várias paróquias de Passo Fundo, dentre elas a Catedral Metropolitana. O dia é ainda dedicado À colheita da marcela e bênção desta e de outras ervas medicinais.
No Sábado Santo, a celebração é a Vigília Pascal. “Essa é celebrada como a mãe de todas as vigílias. É a noite santa da Páscoa da ressurreição de Jesus, onde se acende o Fogo Novo, que recebe a bênção. É a luz do mundo, Jesus, que nunca se apaga em nossas vidas. E é a noite que abençoamos a água do Batismo e para que as pessoas podem levar para casa”, ressalta. É comum que neste momento as pessoas levem água e velas de casa para ser abençoadas.
Programação na Catedral Metropolitana
Tríduo Penitencial
30 e 31 de março – missa às 18h
1º de abril – missa às 16h
Quinta-feira Santa (2/4)
20h - Missa comemorativa à instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com rito do Lava-pés. Após a missa, haverá Adoração ao Santíssimo
Sexta-feira Santa (3/4)
9h – Via Sacra e bênção das ervas medicinais
10h30 – Via Sacra com a participação dos catequizandos e bênção das ervas medicinais
15h – Celebração da Paixão
16h – Procissão do Senhor Morto
20h – Encenação da Paixão
Sábado Santo (4/4)
20h – Missa Vigília Pascal
Domingo da Páscoa do Senhor (5/4)
Missas às 7h30, 9h, 10h30, 18h e 20h