Mais de 200 idosos estão participando das aulas do Programa Terceira Idade Digital, da Prefeitura de Passo Fundo. Com 104 alunos frequentando o Nível II e outros 110 no Nível II, o curso tem sido aproveitado, especialmente, por quem quer entrar em contato com familiares que vivem em outros estados e, até mesmo, em outros países.
Virte Dameto Mertz, de 71 anos, é um exemplo de entusiasmo e alegria pelas aulas. Ela, que foi professora e conta ter utilizado muito o mimeógrafo e a máquina de escrever, está entrando em contato pela primeira vez com o computador. “Acho importantíssimo. Tive três filhos, dei um computador para cada um deles, mas nunca tive coragem de mexer nele. Agora, me sinto feliz e realizada. Comecei do zero e quero aprender sempre mais”, conta. Virte revela que a maior curiosidade está em saber como utilizar programas que possam facilitar a sua comunicação com outras pessoas, através da internet. Especialmente, com sua filha que hoje vive no Mato Grosso. “Fico feliz e agradecida pela Prefeitura ter nos proporcionado esse curso. Os professores são muito gentis e têm a paciência necessária para ensinar dentro de nosso tempo. É como passar por um novo processo de alfabetização”, diz a idosa.
Outro aluno é o senhor Antônio José Viapiana que, aos 80 anos, busca se aproximar das novas tecnologias. Ele conta que o principal objetivo é falar com a filha que mora na Alemanha. “Apesar de não ser fácil nessa idade, estou tentando aprender”, revela. Apesar da dificuldade no contato com o computador, Antônio está se esforçando para continuar as aulas e alegrar a filha.
O Programa Terceira Idade Digital, lançado pela Prefeitura de Passo Fundo em agosto de 2013, já formou 15 turmas, totalizando aproximadamente 470 alunos. Neste primeiro semestre de 2015, as aulas seguem até o mês de junho. As inscrições para novas turmas estarão abertas a partir de julho, junto à Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (COMAI). “Este é um programa que, além de desenvolver a autoestima dos participantes, facilita a interação com filhos e netos. Estas aulas são um importante meio de acesso à informação”, diz a coordenadora de Atenção ao Idoso, Cândida Bertoncello.
Terceira Idade Digital
O Programa Terceira Idade Digital foi criado para auxiliar os grupos de idosos a interagir com as novas tecnologias. As atividades são direcionadas para ensinar e estimular o uso de computadores e possibilitar o acesso às novas tecnologias para a população alvo. O programa é disponibilizado de forma gratuita aos participantes dos Grupos de Convivência da Terceira Idade e para a população acima de 60 anos, desde que sejam residentes em Passo Fundo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3312-3070, ramal 212.
Terceira Idade Digital aproxima idosos de parentes distantes
· 1 min de leitura