Fórmula mágica
Alguns diretores e professores de escolas municipais encontraram uma forma de burlar a obrigatoriedade do cumprimento do calendário escolar, por conta da greve dos servidores. É que o calendário escolar tem que ser cumprido por exigência legal. Se não der aula um dia, deve dar em outro. Portanto, os dias parados em greves, devem ser recuperados mais tarde. Algumas escolas encontraram a fórmula mágica: estão dando aulas em período reduzido: pela manhã, até às 10h e, à tarde, até às 15h30. Em tesem estariam cumprindo com o calendário escolar. E aí produção? Quem vai resolver esta situação? Isso é legal, é justo, é correto? Como fica a qualidade do ensino e a dificuldade dos pais que devem se desdobrar para pegar os filhos mais cedo?
Devolução
Vereadores que votaram contra o reajuste dado aos próprios subsídios, na sessão plenária de segunda-feira, (Alberi Grando, Gleison Connsalter, Rui Lorenzato e Sidnei Ávila), poderão devolver os valores equivalentes ao reajuste de 9,31%. É o que possibilita uma lei municipal de 1993. A Mesa diretora vai sugerir que os vereadores façam a devolução, já que se posicionaram contra o projeto. Dos quatro, apenas Sidinei Ávila havia dito que votaria contra o projeto durante a reunião do colegiado.
Sobre barulho
“Sobre o assunto barulho abordado na sua coluna, edição do dia 26/03, acrescento o que ouvi de pessoas simples, perplexas com um carro de som baderna que parou na sinaleira: Passo Fundo está se tornando uma cidade sem lei. Minha posição: concordo em gênero e número com a posição da colunista: falta coragem e vontade política, primeiro do governante municipal e também atuação da Brigada Militar. O desrespeito é tanto que nem quando os baderneiros do som passam pelos hospitais eles baixam o volume. A baderna dos sons altíssimos não respeita horários nem locais. Falta uma atuação firme e constante das autoridades - Prefeito e Brigada Militar. A baderna do som importa em crimes previstos na legislação penal e Código Brasileiro de Trânsito. Infelizmente falta mesmo é coragem em defender os direitos do cidadão de bem. Bastava apenas uma atuação simples do Executivo e Brigada, mas, infelizmente, com absoluta certeza, esta nunca haverá. Sob o aspecto desrespeito e som baderneiro, somos a capital”. Escreve o leitor advogado Francisco Xavier.
Sobre estacionamento
“Ainda valem os espaços azuis para estacionamento? É surrealista ver alguém usando os parquímetros, se ninguém fiscaliza! Um comerciante da área central disse: "Estaciono aqui, na frente do meu negócio, pela manhã e só saio à noitinha. Ninguém aparece por aqui fiscalizando". E eu observo isso em um montão de lugares: sempre os mesmos veículos e, ali, o dia inteiro. Surreal, não?”. Escreve o professor Ironi Andrade.
Comissão
O deputado Diógenes Basegio, PDT, foi empossado como membro titular da Comissão Especial da Aviação Regional. A comissão, presidida pelo progressista Frederico Antunes, terá em 120 dias a meta de encontrar alternativas com vistas a melhorar a qualidade dos serviços e a infraestrutura aeroportuária.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |