OPINIÃO

Peixes: cuidados na hora de comprar

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Procon de São Paulo lançou uma cartilha com dicas para os consumidores que pretendem comprar peixes. Na véspera da Páscoa, as vendas de peixes aumentam significativamente em razão da tradição no consumo do produto nesse período. Dentre as orientações principais, destacam-se algumas recomendações: 1º) acompanhar a pesagem do peixe fresco e exigir que o produto seja embalado diante do consumidor; 2º) exigir que os peixes estejam em balcões frigoríficos ou com gelo por cima e estar expostos em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e de insetos; 3º) exigir o uso de luvas descartáveis pelo feirante ou funcionário do estabelecimento comercial; 4º) exigir que o peixe seja pesado sem a presença do gelo, pois quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo; 5º) exigir que o balcão não esteja superlotado, pois isso impede a circulação do ar frio e compromete a qualidade. O produto deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18°C, e o resfriado abaixo de 0°C; 6º) nas compras de peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento; 7º) no caso de pescado ou frutos do mar com bastante gelo, observe na hora do preparo se ele rende a mesma quantidade que está habituado a consumir; 8º) não adquira bacalhau com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Além dessas recomendações do Procon é importante que o consumidor pesquise preços e verifique a procedência dos produtos, exigindo sempre informações em relação ao produtor, fabricante ou importador.

“Advogados da marca”
O site S.O.S Consumidor, que é especializado na defesa do Consumidor, reconhece que depois de dez anos de surgimento e expansão das redes sociais, a maior parte das grandes empresas estão reconhecendo a importância de clientes que falam bem dos seus produtos. Segundo o site, “empresas mais maduras no relacionamento com o cliente estão atualmente mais preocupadas em cultivar fãs e estabelecer um relacionamento que os façam se sentir ainda mais especiais”. A ideia dessas empresas é apostar nos chamados "advogados da marca". O ramo que mais aposta nesse cliente fiel é o das tecnologias, como a Apple e a Xiaomi. Essa é uma mídia que não custa nada e não é contratada, mas sim conquistada.

FRAGMENTOS
- Por decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi suspensa a distribuição, venda e uso em todo o território nacional do lote 90602 do anticoncepcional Harmonet, 0,075 mg de gestodeno e 0,02 mg de etinilestradiol, 21 drágeas, fabricado em novembro de 2013 e com validade até junho de 2015. O fabricante é a Pfizer. O motivo é a falta de cinco drágeas nas embalagens.
- A entrega de pães e manteigas na mesa do consumidor, em um restaurante, sem que ele tenha solicitado ao garçom deve ser considerada como “amostra grátis ou cortesia”. Esse “couvert” só pode ser cobrado se o consumidor for avisado anteriormente, senão é prática abusiva.

Gostou? Compartilhe