MP denuncia envolvidos na fraude das catracas

Uma empresa contratada pela Companhia identificou irregularidades em 80% da frota que percorre linhas regulares no município.

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério Público de Passo Fundo ofereceu denúncia contra os nove acusados de participação no esquema de fraude nas catracas dos ônibus da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas). Descoberto em 2013, através de uma sindicância aberta pela direção da empresa, a fraude consistia em romper o lacre das catracas para alterar o número de passageiros nos veículos. Uma empresa contratada pela Companhia identificou irregularidades em 80% da frota que percorre linhas regulares no município.

A denúncia foi feita pelo atual diretor da Codepas, Tadeu Karczeski. Durante as investigações, o delegado Claudio Belcamino, titular da 2ª DP, apurou o envolvimento de nove funcionários. O inquérito, reunindo mais de 2,5 mil páginas foi concluído e encaminhado à Justiça em novembro do ano passado.

O Ministério Público manteve a denuncia contra as nove pessoas indiciadas pela Polícia Civil. Elas respondem pelos crimes de peculato (apropriação de dinheiro ou outro bem móvel público por parte do funcionário público) cuja pena varia de 2 a 12 de reclusão, e também por associação criminosa, com pena de 1 a 3 anos. A denúncia foi aceita pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Passo Fundo, Rafael Borba.

Gostou? Compartilhe