Celebrações reuniram fiéis em Paróquias e Catedral

Além da procissão mais tradicional que é realizada na Catedral Nossa Senhora Aparecida, fieis também participaram de atividades religiosas em bairros e vilas da cidade

Por
· 2 min de leitura
Na Paróquia São José Operário a encenação da Paixão e Mote de Jesus foi realizada pelos jovensNa Paróquia São José Operário a encenação da Paixão e Mote de Jesus foi realizada pelos jovens
Na Paróquia São José Operário a encenação da Paixão e Mote de Jesus foi realizada pelos jovens
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Semana Santa, também conhecida como a Semana da Paixão, é o tempo que inicia no Domingo de Ramos e encerra no Domingo de Páscoa. Para os cristãos, é o período mais importante de fé e devoção do ano todo, já que é o tempo que lembra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Desta forma, cada um dos dias da Semana Santa tem um significado especial. Em Passo Fundo, ainda na semana passada houve a celebração do Domingo de Ramos, que representa a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi aclamado com ramos pelo povo. Este foi, conforme a crença cristã, o início da caminhada de Jesus até a morte e ressurreição. Além disso, junto com a celebração de Ramos houve em toda a Arquidiocese a Coleta da Solidariedade. Já a partir da última quarta-feira (1), a programação se intensificou e centenas de fiéis participaram, em Passo Fundo, de missas, procissões, encenações e diversas outras atividades:

Quarta-feira
Na Casa de Retiros em Passo Fundo se reuniram em oração os bispos, sacerdotes e ministros da Eucaristia para celebração dos Santos Óleos. A coordenação do encontro esteve a cargo do padre Arnildo Fritz, coordenador de Pastoral da Arquidiocese. Ele destacou a importância dos ministros da Eucaristia já que são eles os envolvidos em conduzir os Santos Óleos que foram abençoados e conduzidos para todas as paróquias. Neste dia os sacerdotes, junto com o arcebispo, renovaram seu compromisso sacerdotal perante a comunidade. Além disso, os santos óleos abençoados serão usados nos sacramentos durante todo o ano nas 53 paróquias da Arquidiocese.

Quinta-feira
Na quinta-feira houve a missa comemorativa à Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e a reprodução do rito do Lava-pés, realizado pro Jesus Cristo. Na Catedral Metropolitana após a missa aconteceu a Adoração ao Santíssimo.

Sexta-feira
A Sexta-feira Santa teve, ao longo do dia, diversas atividades que lembraram a morte de Jesus. Na parte da manhã foram realizadas confissões nas comunidades e paróquias. Já na parte da tarde, às 15h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Aparecida, foi realizada a cerimônia do Beijo da Cruz, seguida da tradicional procissão do Senhor Morto, que percorreu a Praça Marechal Floriano. A cerimônia aconteceu no horário entendido pela Igreja Católica como a hora da morte de Jesus e contou com a presença de mais de 500 pessoas. Já pela noite, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, também foi realizada na Catedral pela Pastoral Cultural MCJ, MCC, CLJ, Grupo Ministério Ello Divino e voluntários. Nas demais paróquias também houveram teatros e procissões.

Sábado
No Sábado Santo, a celebração da Vigília Pascal também aconteceu simultaneamente em todas as paróquias. Essa foi a celebração da Páscoa da ressurreição de Jesus, onde se acendeu o Fogo Novo e o Círio Pascal. Na Catedral a missa iniciou às 20h e reuniu também cerca de 400 pessoas. Foi também neste dia que os católicos renovaram as promessas do seu batismo.

Domingo
Já durante o dia de ontem, diversas missas marcaram a Páscoa. Na Catedral ocorreram celebrações às 7h30, às 9h, às 10h30, às 18h e às 20h.

Gostou? Compartilhe