A campanha contra o HPV que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde nas escolas municipais, estaduais e particulares de Passo Fundo, já vacinou 641 meninas durante o mês de março, o que corresponde à 15,58% da meta prevista para o município neste ano.
Deverão ser vacinadas em 2015, 4.115 meninas na faixa etária de 9 anos à 11 anos 11 ?EUR?meses e 29 dias. “Cabe lembrar, ainda, que meninas que iniciaram esquema vacinal no ano passado e que por algum motivo não completaram esquema vacinal, devem procuram a unidade de saúde com carteira de vacina e documento para completar o esquema”, ressalta a enfermeira, Raquel Schwaab Caneiro, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.
As adolescentes já imunizadas não serão revacinadas e devem apresentar a carteira de vacinação. Gestantes não devem fazer a vacina e se a menina engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto.
“Esta vacinação procura minimizar a possibilidade de contaminação pelo vírus que pode levar as mulheres a terem câncer de colo uterino. Ou seja, é uma ação de promoção da saúde que beneficiará a futura mulher por toda a vida, evitando um dos cânceres mais frequentes na população feminina”, explica o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.